Pandemia vai voltar? Nova variante da Covid19 chega ao Brasil, tem novo sintoma e é imune a vacina

Uma nova variante do coronavírus (Covid19), chamada Stratus ou XFG, já se tornou dominante no Reino Unido em questão de semanas e acendeu um novo sinal de alerta na comunidade científica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Classificada pelas autoridades como XFG, a cepa tem se mostrado diferente das anteriores por dois motivos principais: consegue driblar a imunidade gerada pelas vacinas ou infecções passadas e provoca um sintoma vocal inesperado.
Novo sintoma: Rouquidão chama atenção e pode indicar infecção
Ao contrário da variante Nimbus, que era marcada por dor de garganta intensa, a Stratus tem como sinal mais frequente a rouquidão persistente. A voz áspera, que em geral passa despercebida, tornou-se o sintoma mais comum entre os contaminados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse comportamento atípico acendeu o alerta dos médicos, que agora orientam que qualquer alteração vocal que dure dias seja vista com atenção. A recomendação é de que pessoas com rouquidão repentina considerem o isolamento preventivo.
Subvariantes XFG e XFG.3 estão em circulação
Segundo o médico Kaywaan Khan, atualmente duas linhagens da cepa estão em circulação: XFG e XFG.3. Ambas apresentam mutações na proteína spike, que dificultam o reconhecimento do vírus pelo sistema imunológico.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Isso significa que anticorpos já gerados por vacinas ou por infecções anteriores não são totalmente eficazes contra a nova variante. Ainda assim, os casos têm se mantido leves a moderados.
Casos leves, mas alta transmissibilidade
Apesar de conseguir escapar da proteção vacinal, a Stratus não tem se mostrado mais agressiva ou letal. Os quadros clínicos registrados até o momento não indicam aumento de internações ou mortes, mas sim um crescimento veloz no número de casos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse comportamento gera preocupação, principalmente pela baixa adesão às doses de reforço da vacina. Com menos pessoas protegidas recentemente, o risco de disseminação é maior, segundo o virologista Lawrence Young.
Stratus já representa 22% dos casos no mundo
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a Stratus já responde por 22% dos casos globais de Covid-19 e é considerada uma variante de interesse. A Nimbus, que ainda circula, representa 17% dos casos no Reino Unido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Especialistas seguem monitorando a cepa e observando possíveis novas mutações que possam alterar sua gravidade ou comportamento.
O que esperar a partir de agora?
Mesmo sem indícios de que a nova variante seja mais perigosa, a comunidade científica reforça que o cenário ainda é incerto. A velocidade de transmissão preocupa e pode causar uma nova onda de infecções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A principal recomendação continua sendo a mesma: atenção aos sintomas, mesmo os menos comuns como rouquidão, e reforço na vacinação, especialmente entre idosos e pessoas com comorbidades.
E no Brasil?
O Brasil já tem seus primeiros 8 casos confirmados, sendo 6 deles no Ceará e 2 em São Paulo, o que prova o potencial de transmissibilidade da nova variante da Covid19.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Aaron Tura
Eu sou Aaron Tura, publicitário e jornalista formado nas Faculdades Integradas Rio Branco. Atuo no mercado de TV desde 2010 sendo um grande admirador da área de atuação de TV e Famosos, com experiência em portal de notícias e na TV. Posso ser encontrado em minha rede social @aarontura no Instagram