Volta triunfal e Cacau show sem chão: Nestlé traz das cinzas 2 chocolates n°1 da sua infância em 2025

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
6 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Nestlé resgata três chocolates amados e deixa Cacau Show sem chão (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Nestlé)

Nestlé ressuscita 2 chocolates icônicos da infância, deixando a Cacau Show e demais concorrentes completamente sem chão com a novidade

Se tem algo que marcou a infância de muitos brasileiros, foram as delícias em forma de chocolate, as quais invadiam as prateleiras dos supermercados e as nossas vidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre as marcas mais amadas, alguns clássicos da Nestlé, como o icônico chocolate Surpresa e o inesquecível chocolate da Turma da Mônica, eram os mais queridinhos.

No entanto, para surpresa de muitos grandinhos na atualidade, os quais viveram a infância entre os anos 80 e 90, a Nestlé trouxe os mesmos de volta ao mercado, os tirando das cinzas, causando alvoroço e tirando o chão até mesmo dos seus maiores concorrentes do momento, como a gigante Cacau Show.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, vale destacar que a Cacau Show faz concorrência direta com a Brasil Cacau, a qual foi usada como a linha “mãe”, por onde a Nestlé promoveu um desses retornos triunfais, entre o fim do ano de 2024 e inicio de 2025.

Para quem não sabe, a Nestlé é a atual redentora da Brasil Cacau após uma transação de milhões, mas isso já é outra história, conforme vocês podem ver por aqui*.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a partir de informações de O Globo e Exame, a equipe especializada em mercado e varejo, traz mais informações sobre essas duas voltas que estão dando que falar!

1- Chocolate da Turma da Mônica:

Desde que Maurício de Sousa anunciou, em 2017, a possibilidade da volta do chocolate da Turma da Mônica, fãs nostálgicos aguardavam ansiosamente o retorno do produto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas a novidade chegou somente sete anos depois, ainda em 2024, por meio da Brasil Cacau. Porém, apesar da espera, a maioria ficou em êxtase com a notícia:

Nestlé, através da Brasil Cacau, relança o Chocolate da Turma da Mônica (Foto Reprodução/Brasil Cacau)

Leves decepções

Como era de se esperar, entre os mais saudosistas consumidores, houve uma certa insatisfação, apontando que a nova versão não remete à nostalgia esperada:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Ia comprar quando fosse lançado, mas desisti. Cadê o chocolate branco nos personagens??? Isso não representa a nossa nostalgia!” – Comentou um dos internautas.

No entanto, esse lançamento fez parte da estratégia da Brasil Cacau para o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro de 2024.

Além disso, a marca, a qual pertence ao Grupo CRM (que também controla a Kopenhagen e Kop Koffee), pertencente à Nestlé atualmente, já tem experiência em licenciamento de imagem, e havia trabalhado anteriormente com marcas como Patrulha Canina e Liga da Justiça.

2- Vem Surpresa por aí!

Além disso, a Nestlé também anunciou, em janeiro de 2025, o retorno do chocolate Surpresa ao mercado, um sucesso dos anos 80 e 90.

O doce, que parou de ser fabricado em 2003, era conhecido por trazer fichas descritivas com fotos de animais dentro das embalagens.

Febre no passado, o Surpresa parou de ser fabricado pela Nestlé em 2003 (Foto Reprodução/Internet)

A diferença é que ele agora veio mais digital, uma vez que os seus tradicionais cartões por cards chegaram em formato digital, no dia 15 de janeiro de 2025.

Será a volta dos anos 90?

Vale dizer que esse anúncio ocorreu no mesmo dia que a Kibon informou o retorno dos ‘palitos premiados’ nos sorvetes, outro ícone das últimas décadas do século passado.

Sendo assim, a iniciativa foi a forma encontrada pela Nestlé para se aproximar da Geração Z (formada por nascidos entre 1994 e 2012).

Segundo a marca, o retorno do chocolate, que chegou no dia 15 de janeiro deste ano, era para atender o clamor de milhares de consumidores nas redes sociais, os quais parecem querer muito reviver os anos 90…

Sustentabilidade

Além disso, a nova versão do Surpresa é produzida com cacau sustentável proveniente do Nestlé Cocoa Plan (NCP), programa de sustentabilidade da empresa especialmente desenvolvido para a cadeia de cacau.

O chocolate chega em três versões de embalagens ilustradas:

Os também clássicos animais em alto-relevo no chocolate serão mantidos, com 15 estampas diferentes, todos de espécies típicas da fauna brasileira.

Novo Surpresa (Foto: Reprodução/Nestlé)

O acesso aos cards pode ser realizado por meio de um QR Code impresso na embalagem, o qual leva o consumidor diretamente a um ambiente online, onde visualiza três espécies da fauna nacional em realidade aumentada:

Os consumidores podem também armazenar o animal como personagem em um novo jogo da Roblox, que acompanha o lançamento do Surpresa.

O Mundo Surpresa (que é totalmente gratuito) se passa em uma fazenda e tem como seu tema central a produção sustentável de cacau.

O game combina elementos de simulação e aventura através de quatro pilares principais:

Todo o design foi inspirado em uma fazenda integrante do NCP.

Ao longo do jogo, as pessoas acumulam pontos para ganhar cards, que trazem informações sobre os animais símbolos do Surpresa e o bioma ao qual pertencem.

Os animais ganham forma de companions (companheiros) do jogador e ajudam a cumprir missões do game.

Mas, que história é essa do palito premiado da Kibon?

Pois é, de acordo com o portal The News, no dia 15 de janeiro, a Kibon relançou outro sucesso dos anos 90: o palito de sorvete premiado.

O consumidor ganha outro picolé caso encontre um palito com a mensagem “vale 01 Fruttare”.

Ao todo, a empresa vai distribuir 100 mil palitos premiados entre os cinco sabores da linha (coco, abacaxi, morango, uva e limão).

Pois é, parece que os anos 90 voltaram com tudo mesmo! E você? O que está achando dessa volta no tempo? Deixe aqui nos comentários!

Considerações finais:

Em suma, a Nestlé está reacendendo a nostalgia de muitos ao trazer de volta chocolates icônicos como Surpresa e Turma da Mônica, desafiando a concorrência e deixando consumidores nostálgicos em êxtase.

Por fim, com as versões atualizadas e foco na sustentabilidade, a marca promete reviver a alegria da infância e conquistar novas gerações.

Mas, para saber um pouco mais sobre a marca ou outros chocolates, clique aqui.*

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile