Prisão e nojeira: Globo confirma interdição da Vigilância Sanitária contra nº1 das marmitas em Campinas, SP

Globo expõe denúncia contra marmitas contaminadas em Campinas: Vigilância interdita cozinha e proprietária é presa após constatação
No dia 3 de abril de 2025, a Vigilância Sanitária interditou uma cozinha industrial, nº 1 na montagem de marmitas, no bairro Jardim Guanabara, em Campinas, SP, após flagrar irregularidades graves na produção de marmitas populares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O G1, portal da Globo, confirmou a denúncia ao divulgar imagens que mostram alimentos em decomposição, manipulação sem higiene e um ambiente tomado por nojeira e insalubridade.
Inclusive, o caso resultou na prisão da responsável pelo local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a partir de informações contidas no portal, a equipe especializada em fiscalizações e produtos do TV Foco traz mais detalhes sobre o ocorrido e como campineiros podem denunciar irregularidades como essa.
Flagrante de condições insalubres
Durante a vistoria, fiscais da Vigilância Sanitária constataram:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- Falta de refrigeração adequada;
- Armazenamento impróprio;
- Total ausência de boas práticas na manipulação dos alimentos.

Além disso, fiscais encontraram uma quantidade expressiva de carnes estragadas, vegetais apodrecidos e utensílios sujos ao lado de lixo e resíduos orgânicos.

Conforme dito acima, as imagens, divulgadas também pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostraram a gravidade da situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cozinha interditada produzia diariamente dezenas de marmitas vendidas a baixo custo na região, com forte circulação entre trabalhadores e moradores de baixa renda.

Prisão e investigação policial
A Polícia Civil acompanhou a ação e conduziu a dona do estabelecimento ao 3º Distrito Policial de Campinas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A perícia técnica recolheu amostras dos alimentos e registrou a situação do imóvel. A empresária responderá por crimes contra a saúde pública e contra as relações de consumo.
Em nota, a Vigilância Sanitária informou que a reabertura do local só poderá ocorrer após a realização de todas as adequações exigidas por lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Os responsáveis precisarão conter os riscos sanitários e comprovar a segurança do processo de produção.”
Como o estabelecimento não foi devidamente identificado, não foi possível encontrar manifestações ou declarações sobre o ocorrido.

Como denunciar à Vigilância Sanitária em Campinas?
Cidadãos podem denunciar estabelecimentos suspeitos diretamente à ANVISA, pelos seguintes canais:
- Site da Ouvidoria;
- Telefone: 0800 642 9782.
- Órgãos municipais: também recebem denúncias por telefone ou presencialmente, nas unidades da Secretaria de Saúde local.
A denúncia é anônima e ajuda a evitar riscos à saúde pública.
Conclusão:
Em suma, um caso das marmitas contaminadas em Campinas expõe uma grave falha na cadeia de produção de alimentos em áreas urbanas.
Inclusive, essa ação da Vigilância evitou um possível surto de contaminação alimentar.
Além disso, a prisão da proprietária sinaliza tolerância zero com práticas criminosas no setor de alimentação.
Por fim, o papel da população ao denunciar é decisivo e a segurança alimentar, em qualquer contexto, deve ser tratada com absoluta seriedade. Mas, para saber mais sobre outras proibições e decretos da Vigilância Sanitária, clique aqui.*
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.