Nojento: Biscoito, molho, café e até orégano que podem estar na sua casa hoje contaminados

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Produtos da sua casa com coco de rato e barata (Reprodução: Montagem TV Foco)

Entenda o porquê fezes de rato e barata presentes em biscoito, molho, café e até orégano podem estar na despensa da sua casa hoje

Você sabia que alguns produtos que podem estar na despensa da sua casa possuem fezes de rato, barata e até mesmo outros fragmentos nojentos? Bom, produtos como biscoitos, molhos, café e até mesmo orégano, podem conter algumas matérias estranhas e você precisa saber o porquê disso e se faz mal para a sua saúde e da sua família.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão responsável por realizar a averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até a comercialização, e quando identificam algum erro, rapidamente emitem um alerta, mas nem sempre algo nojento como pelos ou fezes de roedores são proibidos.

A vigilância Sanitária tem uma tolerância limite, prevista por lei da presença de pelos de rato e também fragmentos de baratas, moscas, formigas e outros insetos, já que em um limite isso não causa problema nenhum para a saúde. Tudo esta na RDC 14/2014 da Anvisa, onde fala sobre a tolerância da presença de matérias estranhas em alimentos e bebidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rato e Anvisa (Reprodução/Internet)

Para se ter uma ideia, em molhos de tomate é permitido ter um fragmento de pelo de rato e dez fragmentos de insetos a cada 100g do produto. Em biscoitos, esse número é ainda maior, já que pode ter 1 fragmento de insetos a cada grama. Nos cafés torrados e moídos, o limite estabelecido pela Anvisa é de até 60 fragmentos de insetos a cada 25g.

Em um saquinho de orégano de 10 gramas é permitido até 20 fragmentos de insetos. A especialista em legislação, Ingrid Schmidt-Hebbel, durante uma entrevista ao ‘Uol’, comentou sobre a presença desses animais: “Isso se deve ao fato dos insetos e outros animais habitarem as lavouras e serem ‘carregados’ no momento da colheita”.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de parecer nojento, ela afirma que quando estão dentro do limite estabelecido, não causam nenhum problema para a saúde: “Os alimentos [como o biscoito] são submetidos a processos que elevam sua temperatura, o que ajuda a matar a maioria dos micro-organismos”. Sendo assim, esses fragmentos, como pelo de rato e pedaços de insetos, nas quantidades estabelecidas não trazem danos a saúde.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lembre-se de que fazer uma denúncia à Anvisa é uma maneira importante de contribuir para a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde. Caso não encontre as informações necessárias no site, entre em contato diretamente com a Anvisa por telefone para obter orientações adicionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile