Nos Tempos do Imperador dá show de desserviço com racismo reverso, globais detonam e autora se desculpa: “Erro grosseiro”

Cena de Nos Tempos do Imperador é detonada e autora surge para se desculpar; entenda
No último sábado (21) de Nos Tempos do Imperador foi exibida uma cena de Pilar (Gabriela Medvedovski) e Samuel (Michel Gomes) que deu o que falar nas redes sociais. O barulho das críticas soou tão alto que a autora da novela da Globo pediu desculpas por erro grosseiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vamos lá, o que aconteceu? Na trama, Pilar descobriu que Luísa (Mariana Ximenes) se mudaria para Paris e então decidiu pedir para morar na Pequena África onde vive seu namorado. Pequena África é um bairro que serve como uma comunidade de resistência ao racismo. Comandado pelo rei Dom Olu (Rogério Brito), lá mora homens e mulheres livres ou fugidos da escravidão.
Quando Pilar pediu abrigo, ela teve o pedido negado por Dom Olu, afinal de contas, lá só moram negros. O rei disse que como uma mulher branca, a jovem não encontraria resistência para morar em outro lugar. Na história, a sós com a namorada, Samuel se revolta com a decisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Só porque você é branca não pode morar na Pequena África? Como queremos ter os mesmos direitos se fazemos com os brancos as mesmas coisas que eles fazem com a gente?”, esta foi a fala do personagem. Imediatamente quem estava acompanhando a trama foi reclamar na internet sobre o racismo reverso retratado.
A cena chegou até o influenciador AD Junior que fez um post em seu Instagram analisando a situação: “São cenas como essa que viram verdades para pessoas desinformadas sobre o período da escravidão. Pessoas negras nem eram consideradas seres humanos e nem poderiam de fato segregar pessoas. Sem poder. Os brancos poderiam morar até lá no centro da pequena África se quisessem. Eles são e eram DONOS de Tudooo… Pessoas negras viviam em regime de exceção”, escreveu.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“A fala de um homem negro no período da escravidão dessa forma seria tão bizarra que chega a assustar quem assiste uma cena dessas. Quem foi o ser que escreveu esse texto?! Aplicar o conceito de racismo reverso numa fala é muito perigoso e essa cena vai morar na cabeça de milhares de pessoas. Um desserviço total“, pontou.
A publicação viralizou e chegou nos artistas até mesmo da própria casa que criticaram a cena de rascimo reverso (que não existe, só para ressaltar) em Nos Tempos do Imperador. “Ah mano… não acertam uma…?”, questionou a cantora Maria Rita. “Sério, mano?”, perguntou a atriz Monica Iozzi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Jura?”, estranhou o ator Fabricio Oliveira. “Genteeee… Realmente fica difícil”, pontuou Tia Má. “Bastante vergonha”, observou o ator Ícaro Silva. “Bola fora total! Uma cena que marca e deseduca. Lamentável”, comentou o ator Helio de la Peña. “Deve ter doído muito para o ator fazer essa cena, fico aqui pensando no psicológico do Michel Gomes”, marcou a atriz Polly Marinho.
Esses são alguns exemplos de artistas que se manifestaram, o reboliço foi tanto que uma das autora de Nos Tempos do Imperador, Thereza Falcão, se manifestou no próprio post. “Foi péssimo. Pedimos muitas desculpas. Eu mesma quando vi a cena aqui em casa, falei: o que foi isso? Todos os capítulos que vão ao ar até o 24 foram escritos em 2018, gravados na ampla maioria em 2019″, justificou a autora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gabriela Medvedovski vive inter-racial romance com Michel Gomes na trama de Nos Tempos do Imperador (Foto: Divulgação/Globo)
“Na época não contávamos com uma assessoria especializada, o que só aconteceu no ano passado, com a entrada do Nei Lopes. Hoje assisto a muitas cenas com uma sensação muito longínqua. Mais uma vez pedimos desculpas por cometer um erro grosseiro como esse”, pediu a Thereza ao mencionar o pesquisador de cultura afro-brasileira.
O POST:
Ver essa foto no Instagram
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Thais Teles
Apaixonada por desenhos, fã de Jogos Vorazes, admiradora de Frida Kahlo, adora se perder no catálogo da Netflix e se emocionar com Coldplay. Desde menina sempre foi apaixonada por televisão, noveleira assídua desde as tramas à la Maria do Bairro ou intensas como o furacão Carminha. Formada em Publicidade e Propaganda em 2014 pelas Faculdades Integradas Rio Branco. Escreve desde que se conhece por gente. Foi no ano de 2017 que integrou oficialmente o time TV Foco e desde então adora fofocar e dar spoilers das novelas das 6, das 7 e das 9 e até do streaming. ‣ E-mail: thais.teles@otvfoco.com.br | ‣ Minhas redes sociais são: