Canetada do Banco Central: Notas populares tem fim confirmado após 30 anos do real no Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

31/12/2024 20h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Notas de Real e Banco Central (Fotos: Reproduções / Canva / Globo)

Notas populares tem fim confirmado após 30 anos da implementação do real no Brasil. A decisão foi cravada pelo Banco Central que determinou o fim da circulação

O Banco Central do Brasil confirmou o fim da circulação de notas populares que marcaram a história do real ao longo de 30 anos de existência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que, a decisão do Banco Central faz parte de uma atualização do meio circulante e reflete a modernização do sistema monetário brasileiro.

Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o portal ‘CNN Brasil’, a decisão do Bacen é de que as primeiras notas do real irão parar de circular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fim de notas de real populares no Brasil

De acordo com o Banco Central, o dinheiro lançado a partir de 1994, que conta com o mesmo tamanho para todos os valores (o que difere da segunda família do real), segue valendo, mas, serão recolhidas.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
BC vai tirar primeira família de notas de real de circulação (Foto Reprodução/ Wolfgang Kaehler)

Conforme o site, o recolhimento das notas mais antigas está sendo feito pelos bancos. Assim, quando uma agência receber a nota antiga, ela não voltará mais ao meio circulante.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O Banco Central anunciou que as notas populares representam cerca de 3% do dinheiro em circulação. Atualmente, existem 7,6 bilhões de notas em circulação, totalizando R$ 340 bilhões.

Entre as notas que deixarão de circular está a comemorativa de dez reais, emitida em celebração aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil. Destacando que o anúncio do BC ocorreu ainda em julho deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
As notas mais antigas sairão de circulação (Reprodução: Internet)

Considerações finais

Em resumo, o Banco Central oficializou o recolhimento das cédulas da primeira família do real, que marcaram os 30 anos da moeda.

Representando 3% do dinheiro em circulação, as notas serão retiradas pelos bancos como parte de uma modernização do sistema monetário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre elas, destaca-se a cédula comemorativa de dez reais dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil. A medida reflete a busca por eficiência e segurança nas transações financeiras no Brasil.

Banco Central / Reais - Montagem: TVFOCO
Banco Central / Reais – Montagem: TVFOCO

Quais moedas o Brasil já teve?

De acordo com o portal ‘Brasil Escola’, em “toda a sua história, o Brasil teve as seguintes moedas:

  • “real português (1568-1833);
  • real brasileiro (1833-1942);
  • cruzeiro (1942-1967);
  • cruzeiro novo (1967-1970);
  • cruzeiro (1970-1986);
  • cruzado (1986-1989);
  • cruzado novo (1989-1990);
  • cruzeiro (1990-1993);
  • cruzeiro real (1993-1994);
  • real (1994-).”

Atualmente, o Banco Central produz as cédulas de 2, 5, 10, 20, 50, 100 e 200 reais, além de moedas de 5, 10, 25, 50 centavos e 1 real.

CLIQUE AQUI e veja mais uma novidade no sistema monetário brasileiro.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.