Comunicado oficial: A verdade sobre a notícia de falência do Walmart e a “queima de estoque” do mercado

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

25/07/2023 18h43

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Fachada do Walmart e logo de queima de estoque (Foto: Reprodução / Internet)

Comunicado oficial foi emitido

Apesar de ter sido amplamente divulgado, a verdade sobre a notícia de falência do Walmart não procede. A rede varejista estaria fazendo uma “queima de estoque”, onde internautas estavam sendo propensos a imaginarem que seria pelo fato do encerramento das atividades da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, uma das notícias divulgadas, acabou fazendo com que o Grupo Big tivesse que emitir um comunicado oficial. Na matéria em questão, era associada a falência da empresa e também uma fake news de que o possível novo dono, não teria interesse nos produtos da empresa.

SAIBA MAIS! A triste falência de rede de supermercados no Brasil que os consumidores não conseguem compreender

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, o intuito dos criminosos era simplesmente aplicar golpes para pessoas que queriam adquirir os produtos do Walmart, onde certamente seriam lesados.

“Após falência no Brasil, Walmart se vê com grande estoque de produtos importados ainda parados. O novo dono da rede não se interessou pelos produtos, então a Walmart faz hoje uma grande queima de estoque com 80% de desconto”, dizia a manchete que até o dia 21 de julho de 2023, havia sido visualizado por 574 mil usuários no Facebook.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Em nota, a assessoria do Grupo BIG, ex-Walmart Brasil, negou as informações. O site oficial da marca não é o mesmo compartilhado no link falso. Para dar mais credibilidade e facilitar o golpe, a publicação usava layouts do portal de notícias G1, como se a informação tivesse sido publicada no site, o que é falso.

Não foi encontrado nenhuma reportagem semelhante no site do veículo, tampouco no Google. Ao clicar no link falso, o internauta era direcionado para uma página falsa do Walmart.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nela, existiam uma série de produtos fakes que estavam em ‘liquidação’. Um Iphone 14, por exemplo, estava custando R$ 276,90. A página pedia informações pessoais como CPF e dados de cartão de crédito. Se o internauta enviasse os dados, poderia ter o cartão usado para compras indevidas pelos criminosos.

Notícia fake que aterrorizou internautas sobre o Walmart (Foto: Reprodução / Internet)

Notícia fake que aterrorizou internautas sobre o Walmart (Foto: Reprodução / Internet)

De fato, a marca Walmart realmente deixou o Brasil, onde essa informação é verídica. Porém, o motivo para a saída não está associado à falência, como citado na notícia falsa que mencionava uma queima de estoque.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que aconteceu na verdade, foi uma venda da marca. Em 2019, o Walmart deixou o país, abrindo espaço para o BIG como seu sucessor. Posteriormente, o Carrefour comprou a marca BIG.

Grupo Big comprou o Walmart em 2020 (Reprodução: Internet)

Grupo Big comprou o Walmart (Foto: Reprodução / Internet)

QUANDO FOI FUNDADO O WALMART?

O Walmart, apesar de não ter dado certo no Brasil, é uma das principais varejistas do mundo, desde sua fundação, que ocorreu no dia 2 de julho de 1962, no Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.