Lei em vigor hoje (17): Notícia mais esperada sobre aposentadoria aos 55 anos chega voando nos segurados do INSS

Segurados que desejam se aposentar aos 55 anos, precisam de atenção a essa mudança na regra envolvendo aposentadoria nessa idade e nova decisão do INSS
Uma grande notícia envolvendo aposentadoria especial aos 55 anos, acaba de acertar segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Acontece que algo mudou e quem está interessado nesse modelo de aposentadoria, precisa de máxima atenção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiro, é importante destacar que é possível se aposentar aos 55 anos se você desempenhou alguma atividade de risco ao longo de sua carreira. Uma vez exposto a agentes nocivos, o INSS permite que você descanse do seu trabalho antes da maioria dos segurados.
Mas, conforme informações do site Veja, uma nova norma do Ministério da Previdência pode ser um terror para os segurados. Acontece que graças a decisão do Departamento de Perícia Médica Federal, a partir de agora alguns processos de aposentadoria especial que apresentarem arquivos corrompidos ou qualquer inconsistência, serão rejeitados sumariamente quando apresentarem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Você pode estar se perguntando sobre o que muda, pois bem. Na regra antiga, quando algum documento apresentava problema, o processo ficava congelado até que o segurado enviasse a documentação correta, então seguia de onde parou. Mas, com a nova regra, o segurado que apresentar algum problema na documentação, será rejeitado e terá que começar tudo do zero.
Segundo a Veja, a mudança causou alvoroço e muitos comentários negativos. Por exemplo, o vice-presidente da ANMP, Francisco Cardoso, conversou como site citado e declarou que a medida é para a Previdência Social impedir o enorme crescimento de gastos. Ele ainda comentou o caso: “Se, por erro do INSS, o processo do cidadão tiver algum arquivo corrompido, ele será negado e a pessoa vai ter que começar tudo do zero”.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Com a alteração, os segurados que estão planejando pedir aposentadoria especial, vão precisar de mais atenção para o envio de documentação. Além disso, eles ainda podem ficar no prejuízo, caso o processo tenha problema.

2 segredos que o INSS não te conta pra aposentar aos 55 anos - (Foto: Reprodução / Internet)

Aposentadoria do INSS aos 55 é possível e você precisa saber como (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/INSS)

Governo Lula traz lei ao INSS e nova idade mínima para aposentar - Foto: Internet
O INSS PAGA RETROATIVO DO AUXÍLIO-DOENÇA?
Conforme informações do Folha de São Paulo, o pagamento dos valores atrasados do auxílio-doença conta a partir da data de início da incapacidade ou do 16º dia de afastamento, desde que o pedido seja feito em até 30 dias. Logo, o empregado que atendeu ao prazo, não precisa se preocupar, uma vez que terá seus direitos assegurados pelo INSS. Vale destacar que o valor do auxílio tende a ser parecido com o que ele ganha atualmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larisse Oliveira
Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br