Adeus, pagamento em estacionamentos: Nova lei anunciada em SP chega para trazer isenção a idosos 60+

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Estacionamento (Foto: Reprodução/ Internet)

Uma nova lei armada em São Paulo visa aumentar o tempo de isenção de pagamento em estacionamento para os idosos

Um novo projeto de lei está em votação em uma cidade de São Paulo, propondo a ampliação do tempo de isenção nos estacionamentos de shoppings e centros comerciais para idosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, essa medida busca facilitar o acesso e a mobilidade dos idosos, oferecendo mais comodidade e tempo para realizar suas atividades com tranquilidade sem a necessidade de correria.

Se aprovado, o projeto poderá beneficiar milhares de pessoas, promovendo mais inclusão e respeito aos direitos da terceira idade. Destacando que também serão beneficiados PCDs e acompanhantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PL visa aumentar o tempo de isenção em estacionamentos

Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o ‘G1’, essa medida está sendo discutida desde agosto de 2024 na Câmara de Campinas, São Paulo. Na primeira votação acabou aprovada por unanimidade.

Contudo, a segunda votação, que ocorreria na última segunda-feira (25), acabou sendo adiada. Assim, ficando sem data marcada para votação o projeto que visa maior isenção aos idosos e PCDs.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, quando voltar a ser votada, caso aprovada, ficará a critério do prefeito de Campinas. Assim, o chefe da cidade poderá vetar o PL, ou aprovar, fazendo com que vire uma lei.

Idosos podem ter mais tempo de isenção do pagamento nos estacionamentos (Foto: Reprodução/ Internet)

O que diz o Projeto de Lei?

Como mencionamos, o PL visa a extensão do período de gratuidade nos estacionamentos a idosos e PCDs. Dessa forma, garantindo uma maior “faixa” de isenção do pagamento para esses grupos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o vereador Edvaldo Cabelo (PL), que propôs o projeto de lei, muitos idosos, devido ao ritmo mais lento de deslocamento, acabam precisando de mais tempo para chegar até seus veículos.

Dessa forma, resultando em custos adicionais de estacionamento. A proposta busca reconhecer essa realidade, oferecendo um prazo maior para poderem utilizar o estacionamento sem precisar pagar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ideia é que, em shoppings, por exemplo, em vez de serem isentos apenas por 15 minutos, os idosos passem a ter 30 minutos de isenção, proporcionando mais tempo para realizar suas atividades.

O que acontece se o estabelecimento se recusar a oferecer a ampliação da isenção?

As penalidades para o descumprimento das normas relacionadas aos direitos do consumidor estão previstas no Art. 56 da Lei nº 8.078/1990, o Código de Defesa do Consumidor.

Elas incluem uma série de sanções que visam garantir o cumprimento das regras e a proteção do consumidor. Entre as penalidades que podem ser aplicadas, destacam-se:

Bourbon, idoso e estacionamento de shopping (Fotos: Reproduções / Divulgações / Canva)

Considerações finais

“Idosos 60+ tem direito a FIM de 3 impostos em 2025”clique aqui e veja todos os detalhes.

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile