Atacadão, Carrefour e mais: Nova lei arma fim de proibição nos supermercados de MG

A lei visa alterar mudanças nos estabelecimentos comerciais, permitindo que os clientes sejam livres para ter acesso a um novo recurso autorizado pela legislação
Sabemos que estabelecimentos comerciais como supermercados seguem uma série de leis que beneficiam não só o espaço como também a população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, algumas delas vem sendo reavaliadas e pode sofrer alterações. Dessa vez, por exemplo, uma nova lei arma fim de proibição nos supermercados como Atacadão, Carrefour e outros que estejam presentes em Minas Gerais.
Lei traz fim de proibição em supermercados
De acordo com apurações do time do TV FOCO especialista em leis, a partir de dados divulgados no portal da Câmara Municipal de Belo Horizonte, um Projeto de Lei (PL) 202/2025 proposto pelo presidente do colegiado, Wanderley Porto (PRD) e outros três vereadores, visa tornar opcional a entrada de animais acompanhando dos seus tutores em ambientes como supermercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A proposta reforça o papel da vigilância sanitária municipal como instância responsável pela regulamentação e fiscalização das condições de higiene e segurança, afastando a necessidade de uma proibição geral e absoluta, que atualmente restringe direitos e impede a adoção de soluções mais equilibradas e proporcionais”, diz Janaína Cardoso (União) demonstrando estar a favor ao PL.

“Ao propor a flexibilização da norma, o PL promove adequação das posturas municipais e potencialmente contribui para o fortalecimento do bem-estar animal e da convivência harmônica em ambientes urbanos, não apresentando qualquer incompatibilidade com os princípios que regem a proteção à saúde pública e ao meio ambiente”, afirma o relatório.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Atualmente, a lei proíbe a entrada de animais nesses ambientes. O projeto visa atualizar a legislação para refletir a realidade atual, onde muitos locais estão preparados para receber pets com segurança e responsabilidade.
A proposta ainda precisa ser avaliada por outra comissão e votada pelo plenário. Se aceita, os estabelecimentos poderão decidir se permitem ou não a entrada de animais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais
- Em resumo, um Projeto de Lei da Câmara Municipal de Belo Horizonte, visa propor alteração na permissão da entrada de animais em ambientes como supermercados;
- A ideia é permitir que os estabelecimentos tenham a opção de permitir a entrada de animais, desde que os mesmos estejam acompanhados de seus donos;
- No entanto, os locais deverão estar adéquos as medidas de segurança, além de ter um espaço propício ao recebimento dos pets.
Por fim, confira mais notícias sobre leis CLICANDO AQUI

QUAL O MAIOR SUPERMERCADO DO BRASIL?
O Carrefour é o principal do Brasil, liderando o ranking de faturamento há nove anos consecutivos, com mais de R$ 120 bilhões em faturamento no último ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Taís Araújo
Taís Araújo, criadora de conteúdo sobre TV, famosos, futebol e cultura pop.Estudante de Engenharia de Produção Civil pelo IFCE, Taís Araújo faz parte da equipe do TV Foco desde 2023. Apaixonada por comunicação, redes sociais e tudo que envolve o universo dos famosos, acompanha de perto os bastidores da TV, curiosidades sobre celebridades e grandes acontecimentos do mundo do futebol.Com olhar atento e linguagem acessível, produz conteúdos que conectam informação e entretenimento, com foco em tendências, viralizações e cultura digital.📩 Contato profissional: taisaraujow@gmail.com