Nova lei armada chega com mudança histórica na CNH e atinge em cheio 74 milhões de motoristas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

25/01/2025 12h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
CNH chega com alerta para beneficiários (Foto: Divulgação)

Lei armada afeta milhões de motoristas e traz mudança que vai afetar em cheio a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) se realmente entrar em vigor

Uma novo Projeto de Lei (PL) promete implementar mudanças que visa ajudar milhões de motoristas que tem CNH. A ideia é mudar o que está em vigor e acrescentar algo que ajude a salvar vidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa maneira, é uma iniciativa positiva e muito interessante. Hoje, o Brasil tem entre 74 e 80 milhões de motoristas habilitados, além disso, o número de pessoas no trânsito é ainda maior.

Afinal, há uma parcela da população que dirige mesmo sem ter o documento em mãos. Mas, o nosso foco hoje é comentar a respeito do projeto de lei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O time de especialistas em trânsito do TV Foco, a partir de informações do site Portal do Trânsito traz agora os detalhes dessa lei que pode entrar em vigor.

PROJETO DE LEI DA CNH

  • Visa alterar a lei vigente hoje;
  • Acerta todos condutores com CNH;
  • É uma iniciativa voltada para a segurança;
  • Ainda precisa ser votada.

NOVO PROJETO

O deputado federal Jonas Donizette (PSB/SP) quer incluir informações na CNH, como tipo sanguíneo, condição de doador de órgãos e dados para isenção tributária para pessoas com deficiência.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Em resumo, o foco da proposta é ter maior eficiência em emergências médicas e pela simplificação de direitos tributários. Dessa maneira, é uma ideia interessante para se aplicar.

Logo, muito boa para se colocar em vigor. Donizette já levou o PL para o Congresso Nacional e agora a ideia precisa ser votada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, vale ressaltar que a iniciativa altera o PL altera o artigo 159 do Código de Trânsito Brasileiro. Ela diz que a CNH (versão digital e física) deverá conter:

  • Fotografia e identificação do condutor;
  • Número do CPF;
  • Tipo sanguíneo e fator Rh;
  • Condição de doador ou não doador de órgãos e tecidos;
  • Status de beneficiário de isenção de tributos para aquisição de veículos.

CONCLUSÕES FINAIS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um projeto de lei promete alterar a norma vigente que age sobre a CNH. Em resumo, é um benefício que vai ajudar tanto em caso de acidentes, como pessoas que tem direito a benefícios e precisam passar por todo o processo burocrático.

PODE SER APROVADO EM 2025?

Caso seja aprovado, terá até 180 dias para entrar em vigor, então, é uma possibilidade, sim, entrar em vigor. Mas, caso isso ocorra, os motoristas terão um tempo para se adequar.

VEJA TAMBÉM DETALHES DESSA OUTRA LEI

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.