Lei armada de trânsito traz pedágio GRÁTIS para 2 listas de motoristas em 2025

Proposta aponta mudança na cobrança nas rodovias para alguns dos grupos sociais, envolvendo idosos e PCDs
Este ano, segue em tramitação um Projeto de Lei sobre a tarifação nas rodovias federais. O texto isenta 2 listas de motoristas do pagamento dos pedágios, mas traz ainda outras questões importantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Agência de Notícias, o Projeto de Lei 518/23 retira a cobrança dos idosos acima de 70 anos, pessoas com deficiência física, acompanhantes de pessoas com deficiência visual, mental severa, profunda ou com Transtorno do Espectro Autismo.
Por enquanto, a proposta, apresentada pelo deputado Max Lemos, do Solidariedade-RJ, ainda está em análise na Câmara dos Deputados. “Trata-se de uma forma de compensação a essas minorias, além de resguardar o direito constitucional de ir e vir livremente”, justificou o político.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, ainda tramita também o Projeto de Lei 7369/14, do Senado, que já propõe a isenção do pagamento ao motorista com deficiência. O texto segue com vários projetos apensados que pretendem beneficiar as pessoas com deficiência ou idosos, principalmente.
Não para por aí
Em outubro, o Contran deu sinal positivo para as novas regras de implementação de pedágios eletrônicos nas estradas brasileiras. Agora, para 2025, o texto altera as normas que já estavam em vigor desde 2022.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
De acordo com o G1, o plano seria orientar e uniformizar as regras de funcionamento do sistema de cobrança no Brasil. Conhecido como “free flow”, o pedágio eletrônico permite que os motoristas passem pelos postos sem precisar parar ou reduzir a velocidade.
A tecnologia ainda possibilita que os carros paguem apenas uma tarifa correspondente ao trecho em que efetivamente percorreu. O secretário de nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, avaliou as alterações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O foco da nova regulamentação é proteger o cidadão, dando transparência, opções para pagamento e mais tempo para pagamento. Tudo para que ele consiga entender o sistema, participar de maneira consciente e promover o respectivo pagamento da melhor maneira”, disse.

Afinal, o que muda?
- Aumento do prazo de pagamento da tarifa do pedágio, sem que o motorista receba multa;
- Criação de placas e símbolos para identificar nacionalmente o sistema de cobrança eletrônico;
- Centralização de dados para facilitar a cobrança e a notificação do pedágio ao motorista.
Conclusão
Para quem não sabe, o Contran é o órgão máximo do Sistema Nacional de Trânsito, mantendo diversas funções importantes para o setor. Entre elas, promover a educação para as ruas, planejar e controlar as ações relacionadas à habilitação de condutores, documentações e outros serviços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Contudo, veja outras notícias sobre leis, mudanças nas regras das ruas, entre outras novidades!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br