Nova lei dos ônibus assinada por Tarcísio em SP chega para fim da EMTU

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Nova lei dos ônibus, sancionada por Tarcísio de Freitas, coloca fim na era EMTU (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Marcello Casal Jr/ Agência Brasil/José Cruz/Agência Brasil)

Tarcísio de Freitas sanciona nova lei dos ônibus que chega para decretar o fim da EMTU e milhões de usuários do transporte precisam saber o que ela envolve

Paulistanos e paulistas foram surpreendidos nesta terça-feira (24) com notícia impactante envolvendo a EMTU, empresa de transportes crucial que interliga a grandes cidades com as regiões metropolitanas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque o governador Tarcísio de Freitas sancionou, nesta segunda (23), o Projeto de Lei Complementar PLC), que funciona como uma nova lei dos ônibus.

Em suma, ela atualiza as funções e responsabilidades das agências reguladoras de serviços no Estado de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fim da EMTU

Agora, a EMTU está com seus dias contados. De acordo com as informações do Via trolebus, a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) passa a assumir o lugar da EMTU, cuja qual gerenciava o transporte intermunicipal de ônibus nas regiões metropolitanas.

Outra novidade é a agência passando a ser uma grande gerenciadora e fiscalizadora no sistema metroferroviário, uma vez que os contratos de concessão de trilhos, hoje sob gestão da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP), também serão de responsabilidade sua

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme exposto pelo Diário do Transporte, através do artigo 5º da lei, fica expressa que agora a Artesp tem até 180 dias para assumir os trabalhos da EMTU.

Outras novidades

O evento que contou com a presença de alguns secretários da sua gestão, foi palco para o governador oficializar também o projeto aprovado na Alesp por maioria de votos no começo deste mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal Folha de S.Paulo, a Arsesp irá permanecer na fiscalização dos serviços de gás e saneamento, operado por companhias como Sabesp e Comgás.

Já a nova agência SP Águas assume as funções do DAEE, que faz a gestão e fiscalização do uso da água em todo o estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, de acordo com manifestações do governo, a nova agência terá papel importante para:

Hoje, o departamento, além de regular os rios e aquíferos, é responsável por obras para captação de água, barragens e outros empreendimentos hídricos.

O objetivo disso foi dar mais autonomia e independência à autarquia, com mandatos definidos para dirigentes e fontes próprias de receita.

De acordo com o portal Folha de S.Paulo, durante a cerimônia, Tarcísio disse ser um dia histórico:

“Pegamos aquilo que nós temos na lei de agências federal e aperfeiçoamos. Posso dizer que o que a Assembleia [Legislativa de São Paulo] está nos oferecendo agora é o estado da arte em termos de regulação”, afirmou.

Quais regiões são atendidas pela EMTU?

De acordo com a EMTU, a empresa gerencia o transporte entre os municípios que compõem as Regiões Metropolitanas do Estado:

Conclusões finais:

Não é de hoje que o Governo do Estado de São Paulo vem trazendo mudanças na forma de administrar os principais serviços públicos, dando ênfase para as privatizações.

Porém, apesar das inúmeras críticas, o Governo insiste na ideia de que tais modificações vem para aperfeiçoar e até mesmo melhorar os custos. Agora o que nos resta é aguardar para sentir os reais impactos disso.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile