Nova lei definida AGORA acaba de atingir todas as igrejas no Brasil e você precisa saber o que acontecerá

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

12/08/2023 19h45

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Nova lei atinge igrejas (Foto: Reprodução/ Internet)

Norma acaba de atingir a igreja e pastores, padres e bispos precisam saber da novidade

Uma nova lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para estabelecer a inexistência de vínculo empregatício entre igrejas e sacerdotes, como padres, ministros, pastores e outros religiosos com atribuições semelhantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme a nova lei, a inexistência de relação empregatícia ocorre ainda que a pessoa exerça atividades ligadas à administração da entidade religiosa ou esteja em formação. A Lei 14.647/23 foi sancionada sem vetos pelo presidente e publicada no Diário Oficial da União. 

De acordo com informações da CNN Brasil, o texto tem origem no Projeto de Lei 1096/19, assinado pelo deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP) e pelo ex-deputado paulista Roberto Alves, aprovado na Câmara dos Deputados no ano passado e no Senado no último mês de julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, para Vinicius Carvalho e Roberto Alves, “a inexistência do vínculo empregatício se dá pelo fato de que o líder religioso exerce suas atividades em prol da fé, missão essa que abraça por ideologia, distinguindo-se, pois, do trabalhador da igreja com vínculo empregatício”.

Presidente Lula, atual representante do governo, assinando nova lei - Foto Reprodução Internet

Lula sanciona lei que proíbe vínculo empregatício entre igreja e religiosos – Foto Reprodução Internet

Existe alguma exceção a regra da nova lei?

Segundo o portal ConJur, a nova lei tem uma exceção. Ela também prevê que o vínculo empregatício pode ser reconhecido “em caso de desvirtuamento da finalidade religiosa e voluntária”. A ideia é proteger sacerdotes que sejam tratados mais como funcionários do que como líderes espirituais.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Nisso podemos citar pastores que precisem cumprir horários específicos, recebam ordens não espirituais de superiores, tomem advertências e suspensões, sofram descontos na remuneração, recebam contracheque, façam hora extra, pintem igrejas e deem aulas que não de ensino religioso.

Luiz Inácio Lula da Silva assinando as normas do novo Bolsa Família (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Lula sanciona lei que proíbe vínculo empregatício entre igreja e religiosos (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.