Nova regra do Banco Central traz mudanças significativas para os boletos de pagamentos que também afetam o PIX; Saiba agora quais são elas e como elas irão impactar a vida dos brasileiros em 2025
O Banco Central do Brasil está constantemente buscando novas maneiras de facilitar as transações financeiras dos brasileiros, com o objetivo de promover mais praticidade e segurança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim como foi em 2020, quando houve o lançamento do PIX, o qual revolucionou a forma como realizamos transações no país, agora o Banco Central traz uma nova lei, que promete colocar fim em uma era na forma como lidamos com nossos boletos de pagamento.
Dito isso, a partir de informações coletadas através do perfil oficial da autarquia pelo Instagram e também no portal O Globo, a equipe especializada em tecnologia e serviços do TV Foco traz tudo que você precisa saber sobre essas mudanças e quando elas irão vigorar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Muito mais simples
Conforme exposto pelo Banco Central, a partir de fevereiro de 2025, você poderá pagar seus boletos via PIX usando o QR Code da fatura.
Embora a postagem tenha sido postada nesta última segunda-feira (20), a medida já havia sido anunciada em dezembro de 2024 pelo Banco Central:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Em suma, essa nova resolução visa aperfeiçoar o arcabouço regulatório dos meios de pagamento.
- O BC explica que a inovação vai incorporar a agilidade, conveniência e a grande aceitação do PIX com a experiência do uso do boleto.
Como muitos brasileiros sabem, o boleto é um instrumento amplamente utilizado no Brasil e que já passou por diversos aperfeiçoamentos de segurança nos últimos anos.
Algumas já estão oferecendo …
De acordo com o Banco Central, algumas instituições financeiras já estão oferecendo, de forma experimental, a possibilidade de pagar boletos utilizando o QR Code.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, uma regulamentação mais detalhada passará a valer neste ano de 2025, com o estabelecimento das responsabilidades de todos os envolvidos nesse processo.
Além disso, essa nova lei também traz a criação do boleto dinâmico, uma nova modalidade que proporcionará mais segurança nos pagamentos de dívidas representadas por certos tipos de títulos, como a duplicata escritural.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona o boleto dinâmico?
A nova modalidade de boleto dinâmico funcionará da seguinte maneira:
- O Banco Central garante que os sistemas autorizados vinculem a emissão digital ao título, direcionando os pagamentos ao legítimo detentor dos direitos.
- O BC destaca que essa inovação visa aumentar a segurança nas negociações de títulos, especialmente para empresas de pequeno e médio porte.
Conforme dito acima, embora a possibilidade de pagar boletos via PIX seja facultativa neste primeiro momento, o Banco Central já deixou claro que as regras para todos os participantes entrarão em vigor a partir de 3 de fevereiro de 2025.
Veja abaixo o anúncio deixado pelo Banco Central pelas redes sociais:
” Vai ficar mais fácil fazer o pagamento de boletos! Por meio de um QR Code incluído neles, a conta também poderá ser paga por… Pix!
A possibilidade, que ainda é facultativa, foi aprovada recentemente pelo Banco Central, e as regras para todos os envolvidos na emissão dos boletos serão detalhadas a partir de 3 de fevereiro de 2025.
Outra novidade será a criação do boleto dinâmico, que vai facilitar os pagamentos de vendas a prazo realizados entre empresas. Para saber mais sobre essas mudanças, acesse o site do BC.”
Por fim, com essas inovações, o pagamento de boletos será mais simples e seguro, oferecendo mais comodidade para o consumidor e benefícios para as empresas.
Como será o funcionamento do boleto via PIX na prática?
O funcionamento, na prática, seguirá a seguinte ordem:
- Geração do boleto: O emissor do boleto (empresas, prestadores de serviço, etc.) incluirá um QR Code Pix no documento, além do tradicional código de barras.
Pagamento: O pagador poderá escolher entre as seguintes opções para quitar o boleto:
- Escanear o QR Code Pix diretamente pelo aplicativo do banco ou fintech de sua escolha.
- Digitar o tradicional código de barras, caso prefira o método convencional.
Processamento instantâneo:
- Ao escolher o pagamento via Pix, a transação ocorrerá de forma instantânea, com compensação em segundos, diferente do boleto convencional, que pode levar até dois dias úteis para ser processado.
Quais são as vantagens do boleto via Pix?
Além da compensação em segundos, conforme mencionado acima, ele também oferece:
- Redução de erros: Elimina erros comuns na digitação do código de barras.
- Disponibilidade 24/7: Será possível pagar boletos a qualquer momento, sem depender do horário bancário.
- Mais segurança: O uso do Pix no boleto trará camadas adicionais de autenticação e rastreamento da transação.
Conclusões:
A partir de fevereiro de 2025, brasileiros poderão pagar seus boletos via Pix utilizando o QR Code da fatura, agilizando o processo. Além disso, essas mudanças visam modernizar e reduzir os erros de pagamentos no Brasil.
Mas, se você quiser saber mais sobre o Banco Central e suas regras, clique aqui.*