“Aprovada”: Nova lei do Banco Central acaba de ser confirmada com fim de uma era nos boletos que atinge o PIX

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
5 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Nova lei do Banco Central coloca fim de uma era nos boletos para pagamento (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva)

Nova regra do Banco Central traz mudanças significativas para os boletos de pagamentos que também afetam o PIX; Saiba agora quais são elas e como elas irão impactar a vida dos brasileiros em 2025

O Banco Central do Brasil está constantemente buscando novas maneiras de facilitar as transações financeiras dos brasileiros, com o objetivo de promover mais praticidade e segurança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central (Foto: Reprodução/Internet)

Assim como foi em 2020, quando houve o lançamento do PIX, o qual revolucionou a forma como realizamos transações no país, agora o Banco Central traz uma nova lei, que promete colocar fim em uma era na forma como lidamos com nossos boletos de pagamento.

Dito isso, a partir de informações coletadas através do perfil oficial da autarquia pelo Instagram e também no portal O Globo, a equipe especializada em tecnologia e serviços do TV Foco traz tudo que você precisa saber sobre essas mudanças e quando elas irão vigorar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muito mais simples

Conforme exposto pelo Banco Central, a partir de fevereiro de 2025, você poderá pagar seus boletos via PIX usando o QR Code da fatura.

Embora a postagem tenha sido postada nesta última segunda-feira (20), a medida já havia sido anunciada em dezembro de 2024 pelo Banco Central:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como muitos brasileiros sabem, o boleto é um instrumento amplamente utilizado no Brasil e que já passou por diversos aperfeiçoamentos de segurança nos últimos anos.

Algumas já estão oferecendo …

De acordo com o Banco Central, algumas instituições financeiras já estão oferecendo, de forma experimental, a possibilidade de pagar boletos utilizando o QR Code.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, uma regulamentação mais detalhada passará a valer neste ano de 2025, com o estabelecimento das responsabilidades de todos os envolvidos nesse processo.

Transação por boleto via PIX será muito mais simples (Foto: Reprodução/Internet)

Além disso, essa nova lei também traz a criação do boleto dinâmico, uma nova modalidade que proporcionará mais segurança nos pagamentos de dívidas representadas por certos tipos de títulos, como a duplicata escritural.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como funciona o boleto dinâmico?

A nova modalidade de boleto dinâmico funcionará da seguinte maneira:

Conforme dito acima, embora a possibilidade de pagar boletos via PIX seja facultativa neste primeiro momento, o Banco Central já deixou claro que as regras para todos os participantes entrarão em vigor a partir de 3 de fevereiro de 2025.

Veja abaixo o anúncio deixado pelo Banco Central pelas redes sociais:

” Vai ficar mais fácil fazer o pagamento de boletos! Por meio de um QR Code incluído neles, a conta também poderá ser paga por… Pix!

A possibilidade, que ainda é facultativa, foi aprovada recentemente pelo Banco Central, e as regras para todos os envolvidos na emissão dos boletos serão detalhadas a partir de 3 de fevereiro de 2025.

Outra novidade será a criação do boleto dinâmico, que vai facilitar os pagamentos de vendas a prazo realizados entre empresas. Para saber mais sobre essas mudanças, acesse o site do BC.”

Por fim, com essas inovações, o pagamento de boletos será mais simples e seguro, oferecendo mais comodidade para o consumidor e benefícios para as empresas.

Anúncio feito pelo Banco Central pelas redes sociais sobre o Boleto via PIX (Foto Reprodução/Instagram)

Como será o funcionamento do boleto via PIX na prática?

O funcionamento, na prática, seguirá a seguinte ordem:

Pagamento: O pagador poderá escolher entre as seguintes opções para quitar o boleto:

Os boletos agora terão QR Code obrigatório para pagamento (Foto Reprodução/Montagem/Internet)

Processamento instantâneo:

Quais são as vantagens do boleto via Pix?

Além da compensação em segundos, conforme mencionado acima, ele também oferece:

Conclusões:

A partir de fevereiro de 2025, brasileiros poderão pagar seus boletos via Pix utilizando o QR Code da fatura, agilizando o processo. Além disso, essas mudanças visam modernizar e reduzir os erros de pagamentos no Brasil.

Mas, se você quiser saber mais sobre o Banco Central e suas regras, clique aqui.*

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile