“Corte”: A nova lei do Banco Central confirmada por Miriam Leitão no BDBR com péssima notícia à poupança

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

23/06/2024 9h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Miriam Leitão faz declaração sobre a nova taxa de juros que representa uma péssima notícia pra quem investe na poupança (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Globo)

Em edição do Bom Dia Brasil, na Globo, Miriam Leitão crava notícia nada boa para quem tem dinheiro na poupança

Em edição do Bom Dia Brasil , jornalístico das manhãs da Globo que foi ao ar no dia 09 de maio de 2024, uma notícia nada boa chegou para àqueles que ainda possuem valores na poupança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque Banco Central reduziu o ritmo do corte da taxa de juros pela sétima queda seguida, mas desta vez em número menor, deixando a mesma em 0,25 ponto percentual, com isso os juros passaram de 10,75% para 10,5%.

Na votação, quatro diretores indicados pelo presidente Lula votaram a favor de uma redução maior, de meio ponto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Miriam Leitão, no Bom Dia Brasil, na Globo (Foto Reprodução/Globo)
Miriam Leitão, no Bom Dia Brasil, na Globo (Foto Reprodução/Globo)

Mas, por um voto a mais, prevaleceu a decisão de que as incertezas internacionais, fiscais e a inflação ainda exigem cautela.

Em meio a edição, a jornalista Míriam Leitão comentou o motivo que faz esse cenário ser preocupante:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

” Essa reunião foi ruim não só porque reduziu o ritmo do corte mas por todos os sinais que saíram dali, que foi divididas por razões políticas além da incerteza do que pode acontecer na próxima reunião”

Impactos em quem investe

Além dessa rusga política, por mais que isso seja relativamente bom para quem faz uso de linhas de crédito, para quem tem poupança, a história pode ser ainda pior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal de contas, esse tipo de corte causa grande impacto negativo pois significa rendimentos mais baixos em investimentos de renda fixa e aplicações como poupança, CDB e Tesouro Selic.

Afinal de contas, a poupança rende de acordo com a Selic, sendo assim, quanto mais baixa ela estiver menos rendimento os poupadores terão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

Rendimentos mais baixos …

Só para ter uma ideia, de acordo com o portal Leouve, a tabela de rendimento mensal da poupança de janeiro até maio foram desenhados da seguinte forma:

  • Janeiro – 0,5879%
  • Fevereiro – 0,5079%
  • Março – 0,5333%
  • Abril – 0,6028%
  • Maio – 0,5874%

Ou seja, o rendimento acumulado até maio foi de apenas 2,8512%, o que faz da poupança ainda o pior investimento para se ter até o momento.

Quanto rende hoje 2 mil reais na poupança?

De acordo com o portal Seu Dinheiro, levando em consideração a base de cálculo, quem tem 2 mil reais na poupança, em um mês irá ter aproximadamente R$ 2.005,90.

Já em um ano você terá um valor aproximado de R$ 2.070,80

ATENÇÃO! OS VALORES CONTIDOS NESTA MATÉRIA SÃO aproximados e baseados na atual taxa de juros, podendo mudar conforme novos decretos e mudanças nas taxas de juros.

A melhor opção para quem quer uma renda fixa melhor, mesmo com a baixa, continuam sendo os CDBs de bancos médios, considerando uma remuneração média que chega a 110% do CDI.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.