“Vale para todos”: Nova lei de trânsito em vigor chega com ordem na CNH que atinge motoristas de 50 a 69 anos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

03/07/2024 19h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Lei de transito - CNH - Idosos (Foto; Reprodução, Montagem - Tv Foco)

Idosos entre 50 a 69 anos são surpreendidos com nova lei de transito que afeta a CNH de motoristas mais velhos

A nova lei de trânsito traz mudanças significativas para motoristas de 50 a 69 anos. Com a nova ordem na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), esses condutores deverão se adequar a novas exigências. A medida visa aumentar a segurança nas vias e garantir que os motoristas dessa faixa etária estejam em plenas condições de dirigir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que desde 1 de junho de 2022, essa legislação entrou em vigor no Brasil, valendo para todo o território nacional. Dentre as muita mudanças , uma afeta diretamente os motoristas mais velhos.

Lei de trânsito (Foto: Reprodução - Autoescola Online)
Lei de trânsito (Foto: Reprodução – Autoescola Online)

Novas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) alteraram os prazos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas idosos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mudança visa garantir a segurança nas vias, adequando a periodicidade da renovação à capacidade de condução de cada faixa etária.

De acordo com o site Pemavel, a principal mudança reside na diferenciação dos prazos de renovação conforme a idade do condutor:

  • Até 49 anos: Renovação a cada 10 anos.
  • Entre 50 e 69 anos: Renovação a cada 5 anos.
  • Acima de 70 anos: Renovação a cada 3 anos.

Além da periodicidade diferenciada, a nova lei exige a realização de exames adicionais para motoristas idosos:

  • Acima de 65 anos: Exame de aptidão física e mental a cada renovação.
  • Acima de 70 anos: Possibilidade de realização de teste de acuidade visual e auditiva a cada renovação, a critério do Detran.

Dirigir com CNH vencida é considerada infração gravíssima, sujeita à multa de R$ 880,40, além de cinco pontos na carteira e retenção do veículo até a regularização da situação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Idoso pagam pra renovar CNH?

Idosos pagam para renovar a CNH, mas podem ter descontos ou isenção da taxa, dependendo da sua idade e renda.

  • Acima de 50 anos: A lei federal nº 14.071/2020 concede desconto de 50% na taxa de renovação da CNH para motoristas com idade entre 50 e 69 anos.
  • Acima de 70 anos: A mesma lei garante desconto de 70% na taxa para motoristas com mais de 70 anos.
  • Baixa renda: Pessoas com mais de 60 anos inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem ter direito à isenção total da taxa de renovação da CNH.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.