Oficial: Nova lei da CNH atinge em cheio milhares de motoristas que dirigem carro automático em 2025

Proposta já está em fase final de aprovação e aponta mudança na condução desse tipo de veículo no próximo ano
Novidades estão previstas para a CNH a partir de janeiro de 2025. Desta vez, os principais atingidos serão os novos condutores dos carros automáticos, que precisarão se organizar para ter a validade do documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Correio Braziliense, o Projeto de Lei 7.746/17, que está em fase final de aprovação, inclui agora uma nova subcategoria específica aos motoristas desse tipo de veículo, dividindo a “B” em duas. Apesar disso, aqueles que já possuem habilitação, seguirão com ela, sem necessidade de atualização. Já os mais novatos, terão a especificação registrada na carteira.
Afinal, o que muda?
Categoria B1: será destinada aos que dirigem exclusivamente carros automáticos;
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Categoria B2: será válida aos que podem operar veículos automáticos e manuais.

E tem mais:
Ainda de acordo com a publicação, a nova lei exige que os motoristas de categorias profissionais, como transporte de carga e passageiros, sejam capacitados em cursos especializados, com aulas teóricas e práticas. A validade será de 5 anos, mas, após o período, o condutor terá que passar por uma outra reciclagem para manter a qualificação.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Já sobre o tempo da CNH:
Abaixo de 50 anos: validade de 10 anos;
Entre 50 e 70 anos: validade de 5 anos;
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acima de 70 anos: validade de 3 anos.

Conclusão
Apesar disso, os idosos continuam podendo tirar a Carteira Nacional de Habilitação, sem limite de idade para obtê-la. Porém, é preciso ressaltar que a renovação do documento é mais frequente para os motoristas mais velhos, já que a validade é menor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As mudanças no Código Brasileiro de Trânsito vêm sendo aplicadas desde o governo de Jair Bolsonaro, mas a fiscalização ficou ainda maior este ano. O Detran revelou que, nos últimos 4 anos, somente na capital paulista, a frota de carros na capital cresceu de 6,1 para 6,5 milhões.
Aliás, aos que não têm condições de pagar pela CNH, o documento pode ser solicitado de forma gratuita, a partir dos 18 anos, em algumas localidades, como Acre, Amazonas, Maranhão, Goiás, Pará, Bahia, Ceará, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Sul, entre várias outras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br