Nova lei da CNH confirma 2 proibições para motoristas 50+

Aqueles que já passaram da idade devem se atentar às novas informações divulgadas, já que houve mudança na renovação
O Detran tem chamado atenção dos motoristas, especialmente aqueles que já passaram de certa faixa etária. Desta vez, o recado foi sobre a renovação da CNH daqueles que já passaram dos 50 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Departamento de Trânsito, houve um novo aumento da demanda de carros nas ruas. Para se ter uma ideia, somente na cidade de São Paulo, existem mais de 9,6 milhões de veículos, o que representa 11% da frota nacional. Por isso, a fiscalização está mais rígida.
Este ano, o Detran segue responsável pelas ações relacionadas à habilitação de condutores, entre outros serviços. Desde 2011, por exemplo, existe a CNH Social, de forma gratuita em alguns estados brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre elas, Acre, Amazonas, Maranhão, Goiás, Pará, Bahia, Ceará, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Sul, entre várias outras. Por enquanto, o projeto ainda é regional. Para ter acesso, basta entrar no site do Detran e se inscrever conforme as vagas disponibilizadas por região.
Em contrapartida, uma mudança está em torno do prazo de renovação. Desta vez, as regras atingiram diretamente os motoristas mais velhos que continuam dirigindo, trazendo novas exigências na CNH.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Agora, além dos exames tradicionais, como oftalmológicos e psicológicos, poderá haver a solicitação de alguns testes adicionais, o que inclui reflexos e coordenação motora. No entanto, o prazo para duas das faixas de idade também está diferente, já válidos para este ano, como adiantado.
“Lembrando que os prazos poderão ser reduzidos de acordo com a avaliação do médico examinador, assim como era antes”, informou o Detran em recente nota divulgada aos condutores já habilitados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro também prevê o fim da obrigatoriedade de aulas práticas noturnas no processo de habilitação. Com isso, os Centros de Formação de Condutores não terão mais a exigência em aplicar este tipo de aula aos alunos”, acrescentou o texto divulgado pela instituição.

Afinal, o que muda?
- Entre 50 e 69 anos: renovar a cada 5 anos;
- Acima de 70 anos: renovar a cada 3 anos.

Conclusão
- Em resumo, o Detran alerta motoristas acima de 50 anos sobre renovação da CNH;
- Frota de veículos cresce e fiscalização fica mais rígida;
- CNH Social é gratuita em alguns estados, mas motoristas mais velhos lidam com mudanças;
- O médico pode reduzir prazo de validade da CNH.
+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre a CNH em 2025!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br