Corridas de graça: Nova lei da Uber e 99 é armada para garantir isenção TOTAL se motoristas fizerem isso

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

15/03/2024 9h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Nova lei pode exigir que a Uber e 99 libere corridas de graça para passageiros em situação específica (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Nova lei armada prevê ISENÇÃO TOTAL na corrida caso o motorista faça isso

A Uber, dentre tantos aplicativos de mobilidade urbana, como a 99 e Google Drive, está entre as plataformas mais usadas por brasileiros em todo o país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, agora nova está sendo armada para que passageiros consigam isenção total caso o motorista cometa um ato muito comum e corriqueiro da rotina de quem trabalha na rua: A falta de troco.

Por dentro da lei

De acordo com portal Auto Papo a lei se trata do  Projeto de Lei 4126/23, aonde obriga motoristas de transporte privado, inclusive os que atendem por aplicativo, a dispor de troco em dinheiro para pagamentos feitos em dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova lei pode exigir que a Uber não cobre corridas em caso de falta de troco ( Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Vale dizer que atualmente a própria plataforma permite que o motorista jogue o valor da corrida do passageiro nessas condições para a próxima, porém essa lei prevê uma isenção total e real.

De acordo com a proposta, que modifica a lei que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana, o objetivo é combater práticas abusivas contra os consumidores desse serviço.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Uber e 99 são grandes rivais (Foto: Reprodução/ Internet)

Nova lei irá atingir demais plataformas como a 99 (Foto Reprodução/Montagem/Internet)

Segundo o deputado Marcos Soares (União-RJ), autor do projeto, ressalta que a falta de troco impõe constrangimentos desnecessários aos passageiros, que muitas vezes se veem obrigados a realizar transações via PIX ou transferências bancárias para pagar a corrida.

Ou em situações mais extremas abrem mão do troco por falta de alternativas adequadas apresentadas pelo motorista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que o projeto ainda seguirá para análise pelas comissões de:

  • Viação e Transportes;
  • Defesa do Consumidor;
  • Constituição e Justiça e de Cidadania

Caso seja favorável, ela corre o risco de ser aprovada de forma conclusiva

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta visa proteger o consumidor de possíveis constrangimentos pela falta de troco (Foto Reprodução/Agência Brasil)

A proposta visa proteger o consumidor de possíveis constrangimentos pela falta de troco (Foto Reprodução/Agência Brasil)

Quais outras diretrizes um motorista da Uber deve seguir?

Além desse PL, conforme o portal Jornal Contábil, há outras diretrizes que empresas de carros de aplicativos devem seguir. De acordo com o documento, os aplicativos devem seguir seis princípios básicos e obrigatórios como :

  1. – Transparência;
  2. – Redução dos riscos inerentes ao trabalho;
  3. – Eliminação de todas as formas de discriminação, violência e assédio no trabalho;
  4. – Direito à organização sindical, à sindicalização e à negociação coletiva;
  5. – Abolição do trabalho infantil;
  6. – Eliminação do trabalho análogo ao escravo.

Thumbnail Video Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.