Nem as motos escapam: Nova lei das placas é aprovada atingindo 74 milhões de motoristas com FIM em veículos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

05/07/2024 12h33

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Carros e motos vão se adequar a nova lei das placas (Foto: Divulgação)

Motoristas de carros, motos e todos os veículos que precisam de identificação, vão precisar saber dessa nova lei das placas que já foi confirmada e está prestes a entrar em vigor

Assim como o Registro Geral (RG) é a nossa identificação, os veículos também tem o deles, e a placa é uma das ferramentas usadas para identificação. Se um carro avança um sinal, a câmera vai pegar esse número e saberá a qual motorista esse carro pertence.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antigamente, nas placas, além da identificação, era possível saber a cidade e o estado que determinado veículo pertencia. Mas, em 2020, uma nova placa foi instalada. Chamada de Mercosul, ela só tinha o código de identificação composto por letras e números.

Mas, as antigas placas devem voltar. Isso porque, conforme informações do site Motor1, em julho de 2023, o Projeto de Lei 3.214/2023, do senador Esperidião Amin (PP-SC), foi aprovado e ele prevê a volta da exibição dos dados de origem do veículo nas placas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E a boa notícia é que em 16 de abril desse ano, após 10 meses do projeto ser lançado, ele recebeu sinal verde e o textor passou para ser votado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Por enquanto, só sabemos que o texto expõe apenas sobre volta da identificação da origem do veículo, sem maiores detalhes, o que deverá ser discutido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa”, destaca o senador responsável pelo projeto. É importante lembrar que de fato teve uma discussão acerca das placas não deixarem claro de onde os veículos vinham e que isso poderia atrapalhar em uma eventual abordagem.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Vale destacar que no Brasil há cerca de 74 milhões de motoristas, logo, é uma decisão que afeta diretamente esses donos de carros e motos. Assim como a implementação da placa Mercosul foi uma alteração que causou alvoroço, a volta da outra placa também promete agitar o setor.

QUANTO CUSTA A PLACA DE CARRO?

Hoje o motorista que precisa colocar o modelo do Mercosul, vai pagar de acordo com o valor do estado que mora, uma vez que ele não é nacional. E também varia de acordo com o veículo. Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o preço máximo da placa é de R$ 138,24 para carros e R$ 114,86 para motos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.