Inscritos no Cadastro Único ganham direito a +1 benefício, além do Bolsa Família
Na tarde de hoje (28), o TV Foco traz mais informações sobre o novo benefício aos usuários do CadÚnico, além do Bolsa Família, graças à nova lei de Lula.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Governo lançou o ‘Gás do Povo’, que nada mais é do que uma nova política pública que está ampliando o acesso ao gás de cozinha no Brasil.
De acordo com informações do site oficial do Governo, este programa irá substituir o Auxílio Gás do Brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo, em suma, é de mais justiça social, saúde e até dignidade às famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico.
Vale destacar que o acesso ao benefício será organizado pelo próprio Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e também pelo Ministério de Minas e Energia (MME), e será operacionalizado pela Caixa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mais sobre o novo benefício
O programa Gás do Povo vai oferecer gratuidade na recarga de gás de cozinha de 13kg, em revendas credenciadas para mais de 15 milhões de famílias.
Em suma, cerca de 50 milhões de pessoas vão ter o direito do benefício, o triplo de atendimentos em relação ao programa anterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os inscritos no Cadastro Único, no modelo anterior, recebiam o ‘gás’ em dinheiro, e agora vai ser oferecida a gratuidade na recarga do botijão.
Como dito acima, esta é uma medida que tem como principal objetivo diminuir o preço do gás para famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro único e com renda igual ou menos a meio salário mínimo (R$1518), e prioriza os beneficiários do Bolsa Família.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem tem direito ao benefício?
Em suma, famílias cadastradas no Cadastro único, com registro atualizado há pelo menos 2 anos, e como dito acima, que tenham renda per capita mensal igual ou menor que meio salário mínimo.
O vale recarga do botijão de gás será emitido no nome do responsável familiar do registrado no CadÚnico.
Além disso, o programa vai acontecer de maneira gradativa entre a modalidade atual e o novo formato.
Em novembro, a primeia parcela vai começar a ser disponibilizada e em março de 2026, 100% dos beneficiários já estarão com o novo formato.
Por fim, mas não menos importante a quantidade de botijões de gás que cada família vai receber em um ano:
- Famílias com 2 ou 3 integrantes: Receberão até 4 vale recarga de botijões por ano. Validade de 3 meses, cada vale.
- Famílias com 4 ou mais integrantes: Receberão até 6 vale recarga de botijões por ano. Validade de 2 meses, cada vale.
