Tudo sobre a nova lei de Lula que traz substituto do RG em Salvador
O RG (Registro Geral) é o principal documento de identificação no Brasil, fundamental para atestar a identidade civil dos cidadãos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, ele é exigido em diversas situações, como abertura de conta bancária, matrícula em instituições de ensino, contratação de serviços e comprovação de idade.
Em suma, o RG unifica informações pessoais, como nome, filiação e data de nascimento, garantindo segurança e confiabilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, diante de tudo isso, ele é indispensável no cotidiano. Ter o documento sempre atualizado previne fraudes e facilita o acesso a direitos e benefícios sociais.
Nova lei de Lula traz substituto do RG em Salvador, BA
De acordo com informações do portal g1, da Globo, o Cartão de Identificação Nacional (CIN) substitui o RG, reunindo dados pessoais essenciais dos brasileiros em um único documento oficial.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o CIN agiliza consultas, reduz fraudes e garante mais segurança. Seu formato padronizado inclui nome, filiação e data de nascimento, eliminando múltiplas versões de RG estaduais.
A adoção do CIN promete maior eficiência e confiabilidade na identificação civil dos cidadãos em todo o território nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1 milhão de emissões na Bahia
De acordo com a fonte, a nova carteira de identidade nacional (CIN) chegou à marca de 1 milhão de emissões na Bahia.
A primeira via é gratuita e está disponível à população nas 87 unidades fixas da Rede SAC, distribuídas em 74 municípios no estado, além das três carretas do SAC Móvel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante lembrar que a troca do antigo RG pela nova CIN não é urgente e pode ser feito até fevereiro de 2032.
Como emitir o CIN?
Em suma, para fazer o documento necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil atualizada original ou cópia autenticada.
A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão:
- de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos;
- 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos;
- acima de 60 anos, validade indeterminada.
Para emitir o CIN, confira o passo a passo:
- Passo 1: Acesse o sistema de agendamento do Instituto de Identificação do seu estado (ou o portal Gov.br), informe seus dados e escolha dia, hora e local para solicitar a CIN.
- Passo 2: Compareça ao posto no dia e horário agendados, levando CPF regular e certidão de nascimento (ou casamento). Lá coletados assinatura, digitais e foto para emissão do documento.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.