Atenção: Nova lei de placas para carros entra em vigor e quem não se adaptar tomará multa grave

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Nova lei de placas chega com multa grave a quem não se adaptar (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira tudo sobre a nova lei das placas de carros que está em vigor e chaga cravando multa grave para quem não se adequar à regra

Bom, para quem não tem noção sobre o trânsito, no Brasil, existe uma série de leis e regulações que o envolvem. Por exemplo, temos o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), onde são definidas diversas regras, bem como atribuições de órgãos e infrações. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma nova lei que prevê uma multa grave para quem não a cumprir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Lei 14.562/23, está em vigor desde abril de 2023 e é ela que chega para aterrorizar os motoristas. Conforme a legislação, é proibido fazer mudanças no chassi e placas de veículos. O assunto tomou uma grande repercussão nas redes sociais, pois há quem afirme que dirigir carros sem placa passou a ser adulteração de sinal identificador de veículo.

Os donos de carros e motoristas que não cumprirem com a lei, serão penalisados (Reprodução: Internet)

Vale frisar que, adulteração de sinal identificador de veículo é considerada um crime. Previsto no Artigo 311 do Código Penal, podendo levar à pena de três a seis anos de prisão. Entretanto, o artigo fala sobre à adulteração, remarcação ou o ato de suprimir o número de chassi, monobloco, motor ou placa de identificação. Não implicando com a falta das placas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de ser considerada uma infração gravíssima, rodar com o veículo sem placas não é um crime tipificado no nosso Código Penal. Segundo o portal ‘Jornal do Carro’, quem violar a regra fica sujeito a multa de R$ 293,47. Bem como sete pontos na carteira de motorista e remoção do veículo para regularização. Portanto, é o que prevê o artigo 230 do CTB.

Andar sem placa não é crime, mas é infração gravíssima e pode render multa pesada e pontos na CNH (Foto: Reprodução/ Internet)

Mais mudanças no trânsito com a lei…

Destacando a grande novidade da Lei que, segundo o que foi divulgado, agora é previsto punição para adulteração do sinal identificador de veículo de reboques e semirreboques. Um dos principais objetivos da mudança foi excluir a palavra “automotor” da qualificação do crime para ampliar sua aplicação para outros veículos não motorizados.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual é a infração mais grave no trânsito?

As infrações gravíssimas são aquelas com alto risco para o infrator e também para outros condutores, passageiros, pedestres ou ciclistas. O valor das multas começa em R$ 293,47 e causam também sete pontos na CNH. Além disso, é importante saber que algumas infrações gravíssimas podem ter como penalidade a suspensão automática da CNH.

Multa de trânsito (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira algumas das infrações gravíssimas previstas no CTB:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile