“Operação pode ser encerrada”: Nova lei deixa montadora rival da Chevrolet com dias contados no Brasil

Uma nova lei caiu como uma bomba no colo de uma rival da Chevrolet. Aliás, a montadora pode encerrar sua operação em definitivo no Brasil

16/04/2025 23h18

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Rival da Chevrolet pode ir embora do Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)

Uma nova lei caiu como uma bomba no colo de uma rival da Chevrolet. Aliás, a empresa pode encerrar sua operação em definitivo no Brasil

Não precisa ser um especialista no assunto para concluir que o Brasil abriga grandes multinacionais. Apesar de ter se tornado um mercado atrativo nos últimos anos, uma nova lei pode fazer com que uma montadora viral da Chevrolet vá embora do nosso país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, estamos falando a respeito da Suzuki. A montadora pode deixar de atuar no mercado brasileiro em 2025. Segundo informações do portal Olhar Digital, a decisão estaria sendo motivada por conta da lei de emissão de poluentes.

Suzuki Jimny Sierra (Foto: Reprodução/ Internet)
Carro Suzuki Jimny Sierra (Foto: Reprodução/ Internet)

Isso porque a HPE, representante da marca no país, não pode importar novas unidades do jipe Jimny Sierra desde 1º de janeiro. É o único modelo da Suzuki vendido aqui. Acontece que a matriz da empresa no Japão não autorizou as atualizações do motor do SUV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mudança seria necessária para atender as novas normas de emissões do Programa Proconve L8. Sem o Jimny Sierra ou outro modelo para substituí-lo, a operação da Suzuki no Brasil pode acabar sendo encerrada. A empresa ainda tem unidades para distribuir no país.

Antes da nova lei entrar em vigor, entre mil e 1,5 mil unidades do Jimny Sierra tinham chegado ao Brasil. Ou seja, esse número é o suficiente para manter concessionárias abastecidas com o jipinho até o final de 2025. Em média, 130 unidades são vendidas por mês.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Montadora Suzuki – Montagem: TVFOCO

Para continuar no Brasil, a representante da montadora no Brasil, estuda a possibilidade de vender o E Vitara no lugar do Jimny Sierra. O e-Vitara é um SUV compacto elétrico, apresentado no exterior no final de 2024. Por ser elétrico, a homologação poderia ser mais simples.

Considerações finais

Uma montadora rival da Chevrolet pode se despedir do mercado nacional. Acontece que a HPE, representante da Suzuki no país, não pode importar novas unidades do jipe Jimny Sierra. Aliás, esse é o único carro que a empresa vende no Brasil. A importação acabou sendo barrada porque o modelo não se adequou a lei de emissão de poluentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual a maior montadora de carros do mundo?

A Toyota é a maior montadora de carros do mundo, mantendo o título pelo quinto ano consecutivo. Em 2024, a montadora japonesa vendeu 10,8 milhões de carros, uma leve queda em relação ao ano anterior.

Por fim, confira mais notícias sobre atualidades clicando aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.