Pare tudo o que você estiver fazendo para saber da nova lei do CPF que atinge clientes da Caixa, Itaú e +
No Brasil, como todos sabem, podemos contar com grandes bancos que estão disponíveis 24h por dia, para atender os seus clientes da melhor forma possível. Dentre eles, podemos citar a Caixa e o Itaú.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, na notícia de hoje, iremos falar até a conta poupança bloqueada, afinal, todos precisam saber que uma nova lei do CPF em vigor hoje (21) e atinge clientes dos bancos citados acima, e outros.
Bom, sem mais delongas, estamos falando da nova lei do CPF, onde os correntistas e usuários de serviços financeiros são confrontados com três mudanças significativas que despertam preocupações. Entre elas, destaca-se a ampliação do bloqueio de pagamentos em todos os bancos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, recentemente a Secretaria da Receita Federal divulgou uma atualização significativa no processo de gestão do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Dito isso, é importante que fique claro que, agora, a entidade poderá empregar a tecnologia de reconhecimento facial para corrigir eventuais inconsistências nos registros do CPF.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante salientar ainda que essa iniciativa tem como principal objetivo reforçar a segurança nos procedimentos de obtenção e regularização do CPF, assegurando a correta alocação dos recursos públicos e combatendo possíveis práticas fraudulentas ou desvios.
Dito isso, com a nova lei, em casos de discrepâncias de informações durante o processo de obtenção ou regularização do CPF, a Receita Federal terá autoridade para solicitar a presença do indivíduo nas unidades de atendimento, a fim de capturar uma imagem facial para fins de reconhecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona a nova lei?
Por fim, vale falar ainda que será necessário apresentar um documento de identidade original ou cópia autenticada. Essa medida será aplicada em diversas situações, incluindo a inscrição no CPF, a atualização de dados cadastrais, a regularização da situação cadastral, bem como o cancelamento e restabelecimento da inscrição.
Afinal, para quem não sabe, até as movimentações da poupança podem ser bloqueadas nesse contexto. Citamos a Caixa e o Itaú como exemplo, por serem empresas nacionalmente conhecidas, mas a lei se aplica a todos os bancos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE