“A partir de hoje”: Nova lei do INSS anunciada por Tralli no Jornal Hoje que atinge em cheio os beneficiários

No Jornal Hoje, da Globo, Tralli confirmou uma nova lei do INSS
O âncora do Jornal Hoje, da Globo, César Tralli, surpreendeu o Brasil com um anúncio chocante que atingiu em cheio milhares de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso porque o jornalista cravou ao vivo novidades sobre a autarquia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
César Tralli, no dia 23 de outubro de 2023, anunciou sobre uma nova lei do INSS que chegou atingindo milhares de beneficiários até hoje. O jornalista informou que agora o órgão conta com uma nova modalidade para receber atestados médicos.
“A partir de hoje (23), as agências do INSS passam a receber atestado médico para pedidos de auxílio-doença sem a necessidade de agendamento prévio”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Atestmed, como é conhecido essa análise documental, chegou para conferir celeridade à alta demanda por requerimentos do benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença. Isso porque a modalidade virtual, que permite o envio de documentação médica pelo sistema do INSS, reduziu de forma expressiva as filas de espera para a concessão de benefícios.
Segundo as informações de Tralli, para que a nova modalidade de agendamento seja praticada, existem regras como: o atestado médico deve ter sido emitido há menos de 90 dias da data do requerimento, é necessário estar legível e sem rasuras, e por fim, é preciso apresentar um documento com foto.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Tralli ainda deixou claro que segundo a Previdência Social, a medida vale para todos os benefícios por incapacidade temporária que precisam de perícia inicial. Assim, a única exceção é o auxílio-doença por acidente de trabalho, que necessita de perícia médica presencial. Existe também a opção de fazer a entrega da documentação pelo aplicativo ou site da instituição, o ‘Meu INSS’.

INSS (Reprodução/Internet)

INSS em 2024 (Foto: Reprodução/Internet)
Tanto os segurados que passam por perícia médica presencial quando aqueles que optam pelo Atestmed precisam cumprir requisitos para ter direito ao benefício por incapacidade temporária. Esses que são: ter contribuído para a Previdência, realizado no mínimo de 12 contribuições realizadas antes do mês em que ocorrer o afastamento, entre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como solicitar o Atestmed?
Para solicitar o benefício por incapacidade temporária, o segurado deve acessar o aplicativo ou o site do ‘Meu INSS’ e seguir o seguinte passo a passo:
- Primeiro, escolher a opção “Pedir Benefício por Incapacidade”;
- Em seguida, precisará clicar em “Novo Requerimento”;
- Selecionar a opção “Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença)”;
- Por fim, basta seguir as instruções na tela para finalizar o requerimento.
Segundo o INSS, o prazo máximo para a concessão do benefício por meio do Atestmed é de 180 dias. Caso o benefício seja negado, o segurado terá um prazo de 15 dias para realizar um novo requerimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br