“Mudanças no auxílio”: A nova lei do INSS confirmada por Bonner às pressas no JN com pacotão de 3 viradas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Nova lei, William Bonner e logo do INSS (Foto: Reprodução: Globo / Canva / Montagem TV Foco)

Nova lei do INSS foi confirmada em jornal da Globo

William Bonner é âncora do Jornal Nacional e sempre comunica os telespectadores sobre mudanças no INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No jornal exibido no dia 01 de novembro de 2023, Bonner falou sobre um pacotão com 3 viradas do INSS sobre um benefício extremamente importante para os trabalhadores.

SAIBA MAIS! Benefício antecipado e sem idade mínima: Nova lista do INSS confirma 16 doenças que aposentam imediatamente

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque o Ministério da Previdência Social e o INSS publicam uma portaria com mudanças no antigo auxílio doença, atual Benefício por Incapacidade Temporária e Bonner destacou o que mudou sobre esse benefício.

Ocorre que a partir de agora, por exemplo, o trabalhador afastado pode pedir para retornar ao trabalho antes do fim do prazo do atestado e sem passar por perícia médica.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O anúncio de Bonner no JN com decreto do INSS (Foto: Reprodução / Globo / INSS)

O âncora do Jornal Nacional também deu o segundo alerta. “O próprio beneficiário deve requisitar o fim do auxílio-doença na agência do INSS em que obteve o benefício ou pelo telefone 135”, afirmou Bonner.

Além disso, o apresentador confirmou mais um alerta impactante aos trabalhadores que contribuem para a Previdência Social, seja como contribuinte individual (autônomo) ou quem trabalha via CLT (carteira assinada).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Outra mudança é a prorrogação automática do auxílio-doença a cada 30 dias, quantas vezes forem necessárias. Segundo o INSS, as novas regras são temporárias para diminuir as filas. 624 mil pessoas aguardam perícia médica para conseguir o auxílio-doença”, concluiu o apresentador.

Aposentadoria por Incapacidade é o mesmo que o antigo auxílio doença (Foto: Reprodução / Canva)

É POSSÍVEL SE APOSENTAR ANTES DOS 60 ANOS?

A Reforma da Previdência Social, aprovada em novembro de 2019, trouxe mudanças importantes nas regras de aposentadoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, para se aposentar pelo INSS, homens devem ter no mínimo 65 anos de idade, já as mulheres devem ter no mínimo 62 anos.

Além disso, é necessário ter um tempo mínimo de contribuição de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres.

A boa notícia é que, mesmo com as mudanças do INSS, é possível conseguir uma aposentadoria antecipada, antes dos 60 anos de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios.

A regra de transição por pontos da Aposentadoria por Tempo de Contribuição, passou de 90 para 91 pontos para mulheres, e de 100 para 101 pontos para os homens.

O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros benefícios (Foto: Reprodução / Agência Brasil)

Com isso fica assegurado o direito à aposentadoria quando forem preenchidos, cumulativamente, os seguintes requisitos:

Sendo assim, mesmo com a mudança, a idade mínima exigida passou para:

Ou seja, mulheres que possuem essa pontuação mínima conseguem se aposentar na casa dos 50 anos conquistando assim uma aposentadoria antes da hora.

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile