Idade mínima despencando: Nova lei do INSS é aprovada em Comissão para garantir aposentadoria aos 45 anos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

03/07/2024 21h51

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Aposentadoria INSS aos 45 anos (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Um momento histórico está preste a acontecer com uma nova lei apresentada que promete garantir aposentadoria no INSS aos 45 anos

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou uma nova lei que reduz a idade mínima para a aposentadoria no INSS para 45 anos. A medida, que tem gerado debates acalorados, busca atender uma demanda crescente da população por uma aposentadoria mais cedo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 25 de junho de 2024, a Comissão de Trabalho, Administração e Previdência Social (CTAPS) da Câmara dos Deputados aprovou, por 16 votos a favor e 3 contra, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 42/2023.

INSS - Aposentados (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)
INSS – Aposentados (Foto: Reprodução, Montagem – TV Foco)

Segundo a Câmara, o projeto, que ainda precisa ser votado em plenário e no Senado Federal, visa regulamentar a aposentadoria especial para trabalhadores que exercem atividades expostas a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mudanças

A proposta de lei, PLP 42/2023, traz significativas mudanças na idade mínima para a aposentadoria especial, variando conforme o grau de risco da atividade desempenhada. Para trabalhadores expostos a agentes químicos em grau máximo, a idade mínima será de 40 anos para homens e 45 anos para mulheres. Aqueles expostos a agentes físicos e biológicos em grau máximo terão a idade mínima estabelecida em 45 anos para homens e 50 anos para mulheres.

Para atividades envolvendo agentes químicos, físicos e biológicos em grau médio, a idade mínima será de 48 anos para homens e 53 anos para mulheres. Já para aqueles expostos a esses agentes em grau mínimo, a aposentadoria poderá ser solicitada aos 50 anos para homens e 55 anos para mulheres.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O tempo mínimo de contribuição necessário para a aposentadoria especial continuará variando entre 15, 20 ou 25 anos, dependendo do agente nocivo e do grau de risco a que o trabalhador esteve exposto.

Além disso, o projeto prevê a concessão de aposentadoria especial aos trabalhadores que comprovarem incapacidade permanente para o trabalho em decorrência de doenças profissionais. Essa medida visa proteger os trabalhadores que, devido a suas atividades laborais, desenvolvem condições de saúde que os impedem de continuar exercendo suas funções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual é a idade para se aposentar no INSS?

Atualmente, a idade mínima para se aposentar no INSS é de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, com pelo menos 15 anos de contribuição.

Para a aposentadoria por tempo de contribuição, é necessário cumprir 35 anos de contribuição para homens e 30 anos para mulheres, sem idade mínima. No caso de aposentadoria especial, as idades e o tempo de contribuição variam conforme o grau de risco da atividade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.