Lula liberou: Nova lei do INSS em vigor confirma mudança na idade mínima para CLTs aposentarem em 2025

Alerta para quem deseja se aposentar! Nova lei do INSS é confirmada com mudança na idade mínima em 2025; confira
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Nova lei do INSS em vigor confirma mudança na idade mínima para CLTs aposentarem em 2025 - Foto: Internet

Alerta para quem deseja se aposentar! Nova lei do INSS é confirmada com mudança na idade mínima em 2025

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se trata de um dos principais órgãos do Governo Federal. Aliás, o mesmo é responsável pelo pagamento da aposentadoria e outra gama de benefícios a milhões de beneficiários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E por falar na autarquia, uma nova lei em vigor confirma mudança na idade mínima para CLTs se aposentarem em 2025. Assim, o time de especialistas em benefícios do TV FOCO, a partir de informações do GOV, portal oficial do Governo Federal, traz à tona maiores detalhes sobre o assunto.

Lei do INSS

Em suma, as novas regras para pedir aposentadoria no INSS já está valendo e Lula (PT) liberou. Segundo a regra atual para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), mulheres podem se aposentar com idade mínima de 62 anos e 15 anos de contribuição. Já os homens, precisam de 65 anos e 20 de contribuição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais, as normas entraram em vigor em novembro de 2019, quando veio a ser promulgada a Emenda Constitucional 103 (EC 103), que cravou a Reforma da Previdência.

Vale dizer que, com a reforma, o governo criou cinco regras de transição aqueles que já estavam no mercado de trabalho. Em suma, o intuito é estabelecer uma passagem entre as exigências antigas e as atuais no pedido da aposentadoria.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS emite comunicado emergencial e confirma notícia sobre a aposentadoria – Foto: Internet

Aposentadoria por tempo de contribuição

Em suma, existe a necessidade de um tempo mínimo de contribuição e atingir uma pontuação obtida por meio do somatório da idade e do tempo de contribuição. Em suma, a pontuação deve ser somada de um ponto a cada ano até atingir o limite de 100 pontos para mulher e 105 pontos para homem.

Aposentadoria por tempo de contribuição

Nesse caso, aliás, existe a necessidade de tempo mínimo de contribuição e idade mínima. A idade deve ser acrescida de 6 meses por ano até chegar no limite de 62 anos para mulheres e 65 a homem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aposentadoria por idade

Em suma, é necessário ter tempo mínimo de contribuição e idade mínima. Ademais, a idade veio a ser acrescida de 6 meses a cada ano até o limite de 62 anos para mulheres.

Pedágio de 50%

Em suma, o tempo mínimo de contribuição e acréscimo de um período correspondente a 50% do tempo que, na data de entrada em vigor da Emenda Constitucional 103, faltaria para atingir o tempo mínimo de contribuição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pedágio de 100%

Em suma, ter idade mínima, um tempo mínimo de contribuição e cumprir um período adicional de contribuição correspondente ao tempo que, na data de entrada em vigor da Emenda Constitucional n.º 103, de 2019, faltaria para atingir o tempo mínimo de contribuição.

INSS (Foto: Divulgação/Internet)

Considerações finais

Veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.

Qual o valor da aposentadoria do INSS 2025?

Em suma, para quem recebe 1 salário mínimo, o valor da aposentadoria do INSS 2025 está fixado em R$ 1.518.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile