Em vigor hoje (27) no Detran: Nova lei do IPVA com PROIBIÇÃO assusta milhões de motoristas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

27/08/2024 12h59

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Homem chocado, carros e placa IPVA (Fotos: Reproduções / Canva / Freepik)

Nova lei do IPVA, em vigor nesta terça-feira, 27, deixa milhares de motoristas do Tocantins em choque com proibição e pagamento de imposto

Faltado praticamente 4 meses para o ano acabar, os motoristas já começam a se planejar para pagar as contas de 2025, como é o caso do IPVA. O imposto é cobrado anualmente, a partir de janeiro, pela propriedade de veículos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além da preocupação com o alto valor do tributo, milhões de motoristas ficaram assustados com uma nova lei, que está em vigor desde o dia 25 de abril desde ano. Nesta terça-feira, 27, iremos mostras os detalhes da nova medida.

A lei determina a proibição de cobrança antecipada do IPVA em caso de transferência da titularidade no estado do Tocantins. Proposta pela Assembleia Legislativa, a medida foi sancionada em junho de 2023, mas passou a valer apenas em abril deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal G1, o texto especifica que o contribuinte não está impedido de fazer o pagamento adiantado do imposto, se preferir.

Porém, a nova medida garante que o motorista, se precisar fazer a transferência, não será obrigado a quitar o valor do imposto, como era a prática anterior.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O anúncio sobre a proibição da cobrança adiantada foi feita pelo governador Wanderlei Barbosa, durante visita ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) de Araguaína, no norte do estado.

APENAS NO ESTADO

Antes de virar lei, inúmeros contribuintes passaram a realizar reclamações devido a obrigação de pagar o IPVA adiantado em situações de compra e venda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por meio de uma nota, o Detran afirmou à TV Anhanguera que aguardava a regulamentação da lei para a aplicação.

William Gonzaga, presidente do Detran, reforçou que a nova medida vale apenas para o estado, uma vez que as transferências intermunicipais possuem diferenças de arrecadação de cada município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a mudança não deve gerar prejuízo ao estado, segundo o presidente, uma vez que a arrecadação do IPVA, cuja responsabilidade é da Sefaz, tem prazo para pagamento.

Por fim, a data de vencimento do IPVA em parcela única é o dia 15 de outubro deste ano. Para quem prefere o parcelamentos, os pagamentos caem entre os dias 15 e 17 de cada mês, segundo informações do G1.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que acontece se eu não pagar o IPVA?

Como havíamos mencionado, o IPVA é um imposto obrigatório para os proprietários de veículos. Caso, não realize o pagamento, o cidadão pode ter alguns problemas, de acordo com o portal O Globo. Veja:

  • Motorista está sujeito a ter o veículo apreendido;
  • Multa aplicada pela autoridade de trânsito;
  • Sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Caso o pagamento não seja quitado, o nome e o CPF do responsável pelo veículo poderão constar no sistema de proteção ao crédito.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.