Veredito de Tarcísio: Nova lei dos shoppings de SP tem reviravolta com proibição no Morumbi, Iguatemi e +

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

24/05/2024 21h12

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Tarcísio de Freitas e nova lei dos shoppings afetam o Morumbi e Iguatemi (Foto: Reprodução / Gov / Canva / Montagem TV Foco)

Nova lei de shoppings de SP tem reviravolta

Ocorre que um veredito de Tarcísio de Freitas provocou uma reviravolta em nova lei dos shoppings de SP, afetando até mesmo o Morumbi e Iguatemi, 2 centros comerciais bastante populares da capital paulista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ocorre que em outubro de 2023, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, vetou integralmente o projeto de lei (PL) que proibiria a venda de animais em pet shops e plataformas de compra e venda dentro da capital paulista.

SAIBA MAIS! R$ 40 bilhões, 24 estações e a espera vai acabar: Nova linha do metrô é anunciada no coração de São Paulo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse veredito atinge diretamente os shoppings de São Paulo, entre eles o Morumbi, que conta com o Mondo Pet, localizado no piso térreo do centro comercial e o Iguatemi, que possui o Pet Shop Smart Pet, localizado no piso superior.

No lugar do PL vetado, o governador de São Paulo propôs um novo projeto sobre a regulamentação do comércio de cães e gatos no estado. O texto foi protocolado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em regime de urgência.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O veredito atinge diretamente os shoppings de São Paulo (Foto: Reprodução / Canva)

O Projeto de Lei nº 523/23 previa a proibição da venda de gatos, cachorros e pássaros domésticos por pessoas físicas e comércios que não tinham autorizações.

Também foi vetado a criação de um cadastro estadual, para que somente criadouros que respeitem a legislação vigente, tendo como prioridade o respeito e o bem-estar dos animais, pudessem comercializar os mesmos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Infrações seriam passíveis de multa de acordo com informações do portal G1. Porém, o texto desagradou empresários e entidades associadas a comercialização de produtos para pets.

Tarcísio de Freitas ainda precisa aprovar o novo valor (Reprodução: Cleiby Trevisan)
Tarcísio de Freitas ainda precisa aprovar o novo valor (Foto: Reprodução / Cleiby Trevisan)

QUAL É A SITUAÇÃO HOJE?

Inclusive, os mesmos estavam pressionando o governador para vetar a PL, justificando que ele seria inconstitucional por infringir o direito de propriedade e livre comércio, a livre iniciativa e liberdade econômica do setor privado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“As ponderações apresentadas pelos atores econômicos do setor e pelos diversos agentes da sociedade comprometidos com a causa animal evidenciaram que o projeto não se ajusta inteiramente à ordem constitucional ao proibir a revenda de animais por qualquer estabelecimento comercial não qualificado como criadouro”, destacou Tarcísio.

Com a pressão de ambos os lados, a saída encontrada pelo governador foi promover o veto total e já enviar uma nova proposta de lei para a casa legislativa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

Na Alesp, o projeto terá que passar pelas comissões da casa, que irão apreciar aspectos como a constitucionalidade da proposta.

Sendo aprovado, seguirá para a primeira votação dos parlamentares, que podem apontar alterações ao texto. Apesar de estar em tramitação de urgência, o último andamento foi em 21 de novembro do ano passado e segue estagnada.

O Projeto de Lei segue aguardando votação (Foto: Reprodução / Alesp)
O Projeto de Lei segue aguardando votação (Foto: Reprodução / Alesp)

QUANTOS SHOPPINGS TÊM EM SÃO PAULO?

O Brasil tem 639 shoppings centers atualmente, segundo dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).

Ocorre que desse montante, 193 ficam no Estado de São Paulo, representando 30,2% do total. O Rio de Janeiro vem em 2º lugar, com 71 shoppings, que representam 11,1% do total do país.

STF invalida lei de SP que obriga shoppings a possuírem ambulatórios - Foto Internet
Shopping de SP (Foto: Reprodução / Canva)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.