Pagamento excelente do ’14º salário’ confirmando para o mês de maio e caindo na conta como presente
Se tem um assunto que tem dado o que falar nos últimos tempos se trata do pagamento do 14º salário do INSS. O benefício, vale lembrar, ainda segue em análise e aguarda a aprovação final para passar a ser disponibilizado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, enquanto isso não acontece, outro abono que chega ser considerado um ’14º salário’, está caindo na conta em maio com nova lei em vigor. Estamos falando de nada menos que das restituições do famoso Imposto de Renda.
De acordo com o portal G1, o primeiro lote de pagamentos em 2024 deve ter início no próximo dia (31) de maio deste ano, que é também a data limite para a entrega das declarações. Ainda segundo as informações da mesma fonte, o prazo vai do dia (15) de março até 31 de maio deste ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que, a Receita Federal possui uma fila de prioridades e paga antecipadamente a restituição para alguns grupos.
Imposto de Renda (Reprodução: Internet)
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os grupos prioritários são: idosos acima de 80 anos, idosos entre 60 e 79, contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave, com maior fonte de renda sendo o magistério e aqueles que adotarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.
É importante enfatizar ainda que, aqueles que enviam a declaração mais cedo recebem a restituição primeiro.
Mas, caso existam erros ou omissões na entrega, o contribuinte perde a posição na fila e vai para o fim do calendário de restituições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, os 3 passos cruciais para receber o pagamento são os seguintes. Declarar o IR o mais cedo possível, optar por receber via PIX e se certificar de que não existam erros para não haver interrupções e ir parar no fim da fila.
Calendário de restituições do IR
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 1º LOTE: 31 de maio;
- 2º LOTE: 28 de junho;
- 3º LOTE: 31 de julho;
- 4º LOTE: 30 de agosto;
- 5º LOTE: 30 de setembro.
Veja mais sobre o Imposto de Renda 2024 (Foto: Shutterstock)
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
A consulta é realizada de forma online, no site da Receita Federal. O usuário em questão precisa informar o número do CPF, data de nascimento e o restante dos dados solicitados.
É importante saber que, por essa consulta simples, o sistema não informa o valor da restituição, porém, para quem entrar no lote, aparecerá a informação de que o pagamento será realizado, data do depósito e a forma indicada pelo contribuinte para receber, se conta bancária ou Pix.