Nova lei do farol em 2026: Motoristas devem ficar atentos para não levar 4 pontos na CNH e multa severa

Todos os motoristas precisam estar atentos para que não tomem 4 pontos na CNH com uma nova lei do farol nos veículos
Uma nova lei do farol seguirá em vigor no ano de 2026, e os motoristas precisam estar atentos para que não tomem multa e 4 pontos na CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lembrando que há um limite máximo de pontos que a pessoa pode ter na carteira e se ultrapassar perde o documento. Assim fica inapto a dirigir ou pilotar.
De acordo com o ‘Portal 6’, desde 2021 a Lei 14.071/2020 está em vigor, com mudanças importantes na utilização do farol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque os motoristas que trafegam por rodovias de pista simples e fora da áreas urbanas estão obrigados a deixar o farol baixo aceso.
Essa obrigação acontece mesmo durante o dia e sem que esteja chovendo, neblina ou alguma outra controvérsia nesse sentido.
Os motoristas que esquecerem de ligar o farol receberão uma multa de R$130,16, além de levar 4 pontos na CNH.
Portanto sempre que um veículo circular por estradas de mão dupla precisam acionar os faróis, para aumentar a segurança de todos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A obrigação também acontece em caso de chuva, neblina, travessia de tuneis e sempre quando a visibilidade não estiver a ideal.

Sempre mantenha o hábito de ligar o farol
O ideal para os motoristas nunca tomarem a multa por estarem com o farol desligado é criar o hábito de sempre acioná-lo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Então sempre quando for pegar a estrada ou ir para um local que não sabe exatamente o caminho, antes de sair de casa já ligue.
Também é importante verificar se tudo está funcionando corretamente, porque se alguma luz estiver queimada dá multa ao motorista.
Em alguns carros dá para deixar automático o ligamento do farol e ele sempre ligará quando der partida no carro e desligará quando trancar o veículo.
Os 4 tipos de infrações
- Leve – 3 pontos na carteira;
- Média – 4 pontos na carteira;
- Grave – 5 pontos na carteira;
- Gravíssima – 7 pontos na carteira;
- Vale lembrar que se atingir 40 pontos o motorista perde a CNH e terá que fazer a reciclagem.
Os pagamentos podem ser através do PIX, se for à vista, ou então de maneira parcelada, no cartão de crédito.
Dá para entrar no site do Detran para saber se a multa está quitada ou se ainda tem alguma pendência no documento de seu carro.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br