Carro 0 nas casa dos 40 mil: Nova lei anunciada faz os preços DESPENCAREM e estes motoristas estão em festa

Nova legislação prevê queda nos preços de alguns veículos e você precisa entender o que está acontecendo
E ao que parece a nova Reforma Tributária finalmente está saindo do papel! De acordo com o portal Quatro Rodas essas mudanças propostas através dela também influenciarão quanto ao setor automobilístico e dos transportes.
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Aprovada no dia 08 de novembro de 2023, pelo Senado, ela esta causando euforia em alguns motoristas que agora, graças a ela, poderão comprar um veículo zero km a preços arrasadores, que podem fazer despencar em R$40 mil reais.
Agora só falta essa nova PEC ser avaliada novamente pela Câmara dos Deputados, mas a expectativa é de aprovação rápida.
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O ministro Fernando Haddad, por exemplo, acredita que ela estará incluída na Constituição já no mês que vem. Mas você deve estar se perguntando: “Como uma lei dessa categoria pode influenciar nos carros?” Calma que a gente explica!
Entendendo um pouco a lei
Ainda de acordo com o portal Quatro Rodas, uma das propostas da Reforma é transformar a “salada tributária” que conhecemos em apenas dois impostos: o IBS (estadual e municipal) e o CBS (federal).
O que prevê a continuidade na isenção de impostos que os PcD e taxistas têm na compra de carros, visto que pagarão zero CBS e IBS, assim como os portadores de espectro autista, incluídos no texto.
1-Carros mais baratos
Apesar do valor máximo do carro ainda não ter sido definido por lei, existem algumas projeções. Segundo o portal Quatro Rodas, um Jeep Renegade Série S comprado à vista, por exemplo, hoje tem preço tabelado de R$ 180.990.
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Mas no estado de São Paulo, um taxista ou uma pessoa com deficiência pagaria, atualmente, R$ 144.249. Como as alíquotas dos novos impostos ainda não foram definidas, estima-se que o desconto será algo em torno de 27,5%.
Dessa forma, o mesmo Renegade, com a nova isenção, sairia por R$ 131.217, inclusive para aqueles no espectro autista.
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Nos carros abaixo de R$ 100.000 a diferença será ainda maior: um Volkswagen Polo Track de R$ 87.290 sai por R$ 69.750 com os descontos vigentes.
Com a nova lei, um PcD ou taxista pagaria R$ 45.565 pelo compacto da Volks. Porém, uma lei posterior também definirá melhor as novas regras de enquadramento.
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Nova reforma tributária prevê descontos em alguns carros (Foto Reprodução/Internet)

Veículos podem chegar a R$45 mil reais em valor final, após a reforma tributária, para alguns motoristas (Foto Reprodução/Internet)

Pessoas PCD e taxistas terão isenção nos impostos na hora de comprar o veículo (Foto Reprodução/Montagem/Internet)
2- Mais incentivo a montadoras
Um dos pontos altos da reforma se deve também a concessão de incentivos fiscais para montadoras.
O texto prevê uma isenção fiscal para montadoras que operem fábricas no Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil, desde que nelas sejam fabricados carros elétricos e híbridos flex.
A medida seria benéfica para a BYD, que está prestes a produzir veículos do tipo na antiga planta da Ford, em Camaçari (BA).
Atualmente, os Jeep e Ram produzidos em Pernambuco já contam com benefício parecido, mas ele acabaria em 2025 e não haveria como estendê-los até 2032, prazo estipulado para a BYD, por exemplo.
De última, porém, o texto foi alterado e a Stellantis conseguiu manter as vantagens fiscais pelas quais se beneficia em Goiana (PE). Em contrapartida, a Toyota, Volkswagen e a General Motors protestaram publicamente.
A GWM, por exemplo, que fabricará apenas híbridos e elétricos, mas no interior de São Paulo, protestou, chegando a publicar um manifesto de reprovação.
Como ficará o IPVA?
De acordo com a InfoMoney, a cobrança de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), após a reforma, passará a incidir sobre veículos aquáticos e aéreos, como jatos, helicópteros, iates e jet skis.
A reforma também estabelece que o imposto passará a ser progressivo, conforme o impacto ambiental do veículo. Veículos movidos a combustíveis fósseis pagarão mais. Já veículos movidos a etanol, biodiesel e biogás e os carros elétricos pagarão menos do imposto.

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Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.