Autoescola vai mesmo acabar? Nova lei do governo Lula tem descoberta grave

Uma descoberta grave atinge em cheio a autoescola e uma nova lei do governo chega para trazer dúvidas sobre sua permanência
Uma nova lei está em discussão no Governo, comandado por Lula, em que acaba com a obrigatoriedade da autoescola. Isso porque teve uma descoberta que traz uma grave reflexão para todos os motoristas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todos que já tiraram a CNH sabem que o processo é lento e bem caro, precisando passar por diversas fases até conseguir ter o documento em mãos.
De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em entrevista à Folha de S. Paulo, revelou que pretende acabar com a obrigatoriedade da autoescola.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo ele, o processo para tirar a CNH é caro, trabalhoso e demorado, o que impede muitos brasileiros de ter a habilitação em mãos.
Além disso, destacou que isso faz com que muitos brasileiros não tirem o documento ou pior que isso, dirijam sem ter a habilitação.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Outro ponto tocado por Renan Filho foi a escolha das pessoas que só tem condições para escolher entre a CNH de moto ou a de carro. Neste caso optam pelo veículo de duas rodas, que o veículo é bem mais barato no mercado.
Quais as propostas do Governo para tirar a CNH?
As propostas da nova lei é de acabar com a exigência da carga obrigatória nas autoescolas, assim os futuros motoristas economizariam com as aulas que há hoje em dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As pessoas poderiam estudar com instrutores independentes ou com algum familiar, já que o importante é passar na prova.
Até porque as provas teóricas e práticas seguiriam existindo, para que tenham certeza que a pessoa tenha condição de ter a CNH em mãos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, para Renan Filho, obrigar os brasileiros a fazer autoescola é o mesmo que obrigar os estudantes a fazer cursinho antes de entrar na Faculdade.
É importante ressaltar que a autoescola ainda seguirá existindo, mas será uma escolha de quem for tirar a CNH e não uma obrigatoriedade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual a grave descoberta sobre a CNH?
Todos os dias, nos jornais, aparecem graves acidentes de carros, motos e outros veículos pelas ruas e rodovias das cidades.
Portanto a presença obrigatória na autoescola não faz reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito.
Até porque, para tirar a CNH, o motorista não anda em alta velocidade, faz um percurso bem curto e não representa a ‘Vida real’.
Por isso que muitas vezes quando a pessoa está recém-habilitada, ainda comete muitos erros quando dirigem na cidade.
Todos os motoristas só ganham noção de espaço, aprendem a estacionar, dentre outras coisas, a medida em que treinam e vão se aprimorando.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato [email protected]