Idade mínima despencando: Nova lei do INSS aprovada em Comissão garante aposentadoria especial aos 48

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

22/09/2024 15h35

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS / Aposentadoria - Montagem: TVFOCO

Nova lei do INSS aprovada em Comissão faz a alegria de milhões de trabalhadores. Isso porque fica cada vez mais próxima à realidade de solicitar a aposentadoria especial aos 48 anos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos principais órgãos do Governo, sendo o responsável pelo repasse das aposentadorias e pensões dos brasileiros. Neste ano, a autarquia chegou com uma nova lei aprovada em Comissão que visa garantir a aposentadoria especial aos 48 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que, um novo projeto que ainda está em avaliação e já foi aprovado pela comissão de trabalho, pode virar um dia lei e ajudar na aposentadoria especial dos brasileiros. Dessa forma, fazendo a idade mínima exigida pela modalidade despencar.

Nova lei para a aposentadoria especial

Afinal, quem tem direito a aposentadoria especial do INSS? Ela é para aqueles trabalhadores expostos a agentes insalubres ou periculosos que podem prejudicar a saúde ou a vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal FDR, em abril, a Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou a diminuição da idade mínima para conseguir a aposentadoria especial.

Previdência Social - INSS (Foto: Reprodução -VestibulandoWeb)
Previdência Social – INSS (Foto: Reprodução -VestibulandoWeb)

Os deputados concordaram com um projeto de lei que altera as regras que foram adotadas para esse tipo de aposentadoria a partir da reforma da Previdência (aprovada em 2019).

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O projeto visa mudar pontos cravados pela Reforma da Previdência de 2019

Até a Reforma da Previdência, quem trabalhava em áreas com grau de insalubridade ficava isento da idade mínima para a aposentadoria especial. Dessa forma, o profissional precisava atingir um tempo mínimo exposto ao agente nocivo.

Atualmente, de acordo com o INSS, as idades mínimas para solicitar o benefício vão desde 55 a 60 anos, conforme o tempo trabalhado e o grau de insalubridade da sua profissão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As alterações do PL

Portanto, agora, o projeto de lei complementar da deputada Geovania de Sá (PSDB-SC), visa reduzir a idade mínima necessária para pedir a aposentadoria especial. Ficando da seguinte forma:

  • 25 anos de atividade especial + 48 anos de idade, em caso de risco baixo;
  • 20 anos de atividade especial + 45 anos de idade, em caso de risco médio; ou
  • 15 anos de atividade especial + 40 anos de idade, em caso de risco alto.

Como funciona a lei atual?

Duas situações podem implicar na redução da idade mínima para conseguir a aposentadoria especial:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem começou a trabalhar antes da reforma de novembro de 2019 (regra de transição)

  • 25 anos de atividade especial + 86 pontos, em caso de risco baixo;
  • 20 anos de atividade especial + 76 pontos, em caso de risco médio; ou
  • 15 anos de atividade especial + 66 pontos, em caso de risco alto.
  • Os pontos são o resultado da soma da idade + o tempo de atividade de risco do trabalhador.

Para quem começou a trabalhar depois da reforma de novembro de 2019

  • 25 anos de atividade especial + 60 anos de idade, em caso de risco baixo;
  • 20 anos de atividade especial + 58 anos de idade, em caso de risco médio; ou
  • 15 anos de atividade especial + 55 anos de idade, em caso de risco alto.

Quando o INSS surgiu?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), um dos principais programas do governo, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990. Segundo o portal ‘O Globo’, mais de 40 milhões de aposentados e pensionistas estão recebendo o pagamento da Previdência neste ano de 2024.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.