Descanse em paz: Nova lei das motos entra em vigor e traz adeus de 10 modelos tão populares quanto a Honda

Nova lei de trânsito EM VIGOR determina adeus de 10 modelos de motos amadas, tão populares quanto as queridinhas da Honda, e uma delas pode ser sua; Saiba quais são elas agora mesmo
Quando falamos em motos (para muitos consideradas como um sonho sob duas rodas) a marca Honda é uma das primeiras que surge em nossas mentes não é mesmo? Também pudera, a marca que está no mercado nacional desde 1971, passou a ganhar um sucesso absoluto com seus modelos cada vez mais modernos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso sem falar na confiança em que os clientes depositam na marca, cujos quais são capazes de comprar um modelo de olhos fechados, pelo simples fato de ter um H com asas em seu exterior. Porém, além da Honda, outras marcas tão boas quanto, conseguiram se consolidar e se tornaram tão populares quanto a queridinha mencionada.
Porém ao menos 10 delas, tão populares quanto a queridinha mencionada acima, deram seu adeus em 2023. Esse fato deixou uma série de motociclistas em choque e se perguntavam: “O que aconteceu para elas irem embora do mercado?”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nova lei
De fato muitas as razões podem fazer uma moto sair de linha, como estratégia de mercado, falta de volume de vendas ou simplesmente um interesse de remodelar os produtos e o catálogo para determinado país.
Isso quando a montadora simplesmente tira o modelo do mercado sem nem ao menos explicar as razões, o que deixa tudo ainda mais chocante para muitos.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Mesmo porque, por mais triste que seja, essa é uma prática completamente normal em um mercado tão competitivo como o de motocicletas a nível mundial.
Porém, algo ainda maior influenciou a saída dessas 10 motos. Ainda naquele ano de 2023, entrou em Vigor uma nova lei que determinou o inicio da Fase M5 das exigências do Promot (Programa de Controle da Poluição), cuja qual foi aprovada ainda em 2019.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa legislação impôs o fim do uso do carburador nas motos, visto que o componente contribui ativamente para a poluição ambiental. Com isso, em tese, todas as motos que contam com carburador não poderiam ser mais ser fabricadas.
Atualmente, apesar de boa parte das marcas não utilizam mais o carburador para a alimentação da moto. Porém, alguns veículos ainda contam com o recurso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Motonline, a legislação afeta as marcas de diferentes formas. Porém, a maioria das fabricantes não sofrerão tanto esse impacto em seu lineup, uma vez que já trocaram os carburadores pela injeção eletrônica em todos seus modelos.
Como é o caso da Honda, Yamaha, Kawasaki, Suzuki, Triumph, BMW, Harley-Davidson, Ducati e outras. Porém, há quem esteja do outro lado do balcão ….
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Avelloz AZ1 (Foto Reprodução/Internet)

Haojue Chopper Road 150 (Foto Reprodução/Site Oficial)

Haojue DK 150 (Foto: Reprodução/Internet)

Haojue Lindy 125 (Foto: Reprodução/ Internet)

Shineray Phoenix 50 (Foto: Reprodução/ Internet)

Shineray SHI 175 (Foto: Reprodução / Internet)

Shineray JEF 150s (Foto: Reprodução / Internet)

A Shineray Worker 125 (Foto: Reprodução/ Internet)

Shineray JET 125 (Foto: Reprodução / Site oficial)

Shineray Jet50 (Foto: Reprodução/Internet)
Quais são as 10 motos que se despediram após a fase M5?
De acordo com o portal Motonline, os modelos mais atingidos pela lei e que deverão se despedir são:
- Avelloz AZ1
- Haojue Chopper Road 150
- Haojue DK 150
- Haojue Lindy 125
- Shineray Phoenix 50
- Shineray SHI 175
- Shineray JEF 150S
- Shineray Worker 125
- Shineray Jet 125
- Shineray Jet 50
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.