Nova lei muda a vida dos trabalhadores, que precisam saber agora se devem contribuir com exigência

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Nova lei envolve diretamente os trabalhadores (Foto: Reprodução/Câmara Municipal)

Muitos trabalhadores devem atender a uma nova lei, aprovada pelo Governo Federal, e que deve fazer parte de um programa de igualdade racial

Uma nova lei implementada pelo Governo Federal deve organizar e disciplinar procedimentos no mercado de trabalho em relação à raça de cada cidadão. Agora, é obrigatório incluir campos que identifiquem o segmento étnico e racial dos trabalhadores em documentos trabalhistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o Estadão, a promulgação da Lei nº 14.553 [1], de 20 de abril de 2023 entrou em vigor. Será necessário que todos os registros administrativos tenha campos que identifiquem direcionados ao segmento étnico e racial dos trabalhadores através da autoclassificação em grupos já estabelecidos. Essa medida vale tanto à Administração Pública quanto aos empregadores privados.

Essa exigência faz parte de um grande pacote de regras que o empregador e as administrações públicas devem seguir. Ter essa informação nos documentos e registros devem complementar formulários de admissão e demissão, registros de acidentes de trabalho, além de outros outros dados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fazem parte do banco de informações também instrumentos do Sistema Nacional de Emprego, a Relação Anual de Informações Sociais, documentos para inscrição de segurados e dependentes no Regime Geral de Previdência Social e questionários de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

LEI PARADA POR MUITOS ANOS

De acordo com o portal da Câmara, é importante que exista essa nova lei para que a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial ganhe respaldo. A iniciativa é do deputado Vicentinho (PT-SP), que apresentou o projeto em 2010, mas passou anos sem resposta, graças a uma verdadeira confusão que aconteceu durante debate daquele ano.

QUAL PROGRAMA A LEI DEVE ATENDER?

Essa nova lei do Governo Federal ainda exige que IBGE realize uma pesquisa a cada cinco anos para determinar a proporção de ocupação dos diferentes grupos étnicos e raciais no setor público, pois esses dados serão úteis para a implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novidades sobre o Governo Federal (Foto: Divulgação/Governo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile