Nova lei sancionada por Tarcísio de Freitas em SP livra quase 4,3 milhões de motoristas do IPVA em 2026

Tarcísio de Freitas sancionou uma nova lei que salva mais de 4 milhões de motoristas do pagamento do IPVA neste ano
O Estado de São Paulo sancionou uma nova lei, com Tarcísio de Freitas, que aumenta o número de motoristas isentos do IPVA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa notícia é uma grande festa, principalmente neste mês de janeiro, que é justamente quando tem o pagamento ao menos da primeira parcela.
De acordo com o portal ‘Uol’, em dezembro de 2025 o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou a lei que isenta mais um grupo de motos do IPVA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se dos modelos que atingem até 180 cilindradas, o que faz com que mais de 4,3 milhões de pessoas passem a ficar isentas do imposto.
Esse número representa mais de 76% de toda a frota de motos no estado de São Paulo, que conta com mais de 5,7 milhões de veículos de 2 rodas.
A isenção já está válida para esse ano de 2026, para os motociclistas que estiverem em situação regular de registro e licenciamento.
A ideia dessa nova lei é amenizar os gastos dos trabalhadores que utilizam o veículo para o serviço, principalmente entregadores de aplicativos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja o que disse Tarcísio de Freitas
Após sancionar a nova lei, o governador Tarcísio de Freitas se mostrou satisfeito de ter concordado e colocado em vigor essa nova isenção.
“Sancionei o projeto de lei que isenta IPVA as motos de até 180 cilindradas e trará alívio financeiro ao orçamento, principalmente aos profissionais de entrega”, disse ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, comentou o fato da moto ser um veículo fundamental para o ganha pão de milhares de famílias espalhadas pelo estado.
“Para muitos trabalhadores, a motocicleta é uma ferramenta fundamental de trabalho, sustento e locomoção”, finalizou Tarcísio de Freitas.
Como consultar o valor do IPVA?
Para saber qual será o valor do IPVA que terá que pagar em 2026, o primeiro passo é acessar os canais oficiais da Secretaria da Fazenda de seu estado.
Também pode ser pelo Detran, e em ambos os casos informando os dados do veículo, como a placa e o número do Renavam.
O valor será uma porcentagem do preço do veículo na tabela FIPE, portanto, quanto mais caro o carro ou moto, maior será o imposto em 2026.
Na cidade de São Paulo, é 4% do valor total do veículo, podendo pagar à vista com desconto de 3% ou em até cinco parcelas.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br