Redução da carga horária: Nova lei trabalhista anunciada arma apenas 4 dias úteis de trabalho aos CLTs

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

28/12/2024 9h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Nova lei trabalhista arma 2 viradas e CLTs estão em festa - Foto: Internet

Uma nova lei anunciada acerta em cheio essa lista de CLTs e promete ser um presente com essa carga horário de apenas 4 dia úteis

Hoje a escala em vigor no Brasil é a 6×1. Mas, há uma disputa para que ela se torne menor, e encabeçada pela deputada Erika Hilton, a proposta de emenda à Constituição já está sendo discutida para ser lei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a deputado do PSOL colocar a discussão em pauta, ela ganhou apoio popular, afinal, muitos trabalhadores destacam que essa escala é desumana e eles sequer conseguem descansar.

O time de especialistas em direitos trabalhistas do TV Foco, a partir de informações da BBC News, expõe agora sobre a lei que pode mudar a escala no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

REDUÇÃO PARA A ESCALA 4X3

  • PEC prevê uma escala 4X3;
  • Será revolucionário, se realmente for aprovado;
  • O país seria um percursor;
  • É o sonho de muitos brasileiros.

FIM DA ESCALA 6X1

Erika Hilton tem uma proposta que propõe a redução da jornada de trabalho para uma escala do tipo 4×3. Sendo assim, é para ser 4 dias trabalhados e 3 de descanso.

Se a lei for para a frente, o Brasil será o pioneiro, já que não há no mundo, um país que adote esse estilo. Claro que os desafios para essa implementação ainda serão enormes.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Apesar da maioria dos trabalhadores serem à favor, ainda há uma parcela contra e também há discussões envolvendo como a economia e os trabalhados seriam afetados.

Sendo assim, a discussão ainda deverá ter grandes capítulos. Contudo, é uma lei real, que está sendo conversada e há um grande apelo popular para que seja aceita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O QUE DIZ ERIKA HILTON?

Através do X, a deputada esclareceu alguns pontos para defender a proposta. Por exemplo, ela destacou que com a escala atual, o brasileiro não tem qualidade de vida.

“Isso tira do trabalhador o direito de passar tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir, de procurar outro emprego ou até mesmo se qualificar para um emprego melhor. A escala 6×1 é uma prisão, e é incompatível com a dignidade do trabalhador”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa maneira, ofertar mais dias de descanso, é o ideal para garantir o mínimo para os trabalhadores. Agora resta a todos acompanhar os desenrolar dessa história.

CONCLUSÕES FINAIS

Graças a uma PEC que está sendo discutida na câmara, há uma proposta que pede o fim da escala 6×1 e a adoção de uma escala 4×3. Ela é o sonho de muitos brasileiros e faria o Brasil ser o pioneiro nesse assunto.

QUANDO ELA PODERÁ USAR EM VIGOR?

Isso só o tempo dirá, afinal, há muito para se discutir e hipóteses também envolvendo a economia deverá acontecer. Então, não há uma previsão certa.

VEJA TAMBÉM NOTÍCIA SOBRE ESSA LEI EM VIGOR

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.