FIM da CNH por 2 anos: Nova lei traz multa terrível pra quem fizer isso

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

22/09/2024 12h50

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Nova lei envolvendo a CNH é confirmada (Foto: Divulgação)

Entenda a nova Lei que impõe multa pesada, suspensão da CNH por 2 anos e consequências severas para motoristas infratores

O Brasil enfrenta uma nova mudança nas regras de trânsito com uma lei que prevê a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por até dois anos para motoristas flagrados em infrações graves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a nova norma impõe uma multa significativa aos infratores, em um esforço para aumentar a segurança nas estradas e desencorajar comportamentos imprudentes.

CNH e lei – Foto: Internet

Acontece que a nova proposta de lei de trânsito, discutida no Congresso Nacional, promete mudanças significativas para os motoristas brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o portal FDR, se aprovada, a lei suspenderá a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por até 12 meses para aqueles que realizarem ultrapassagens perigosas.

Além disso, a multa para essa infração será de R$ 2.934,70, valor dez vezes maior que o de uma multa gravíssima. Essa medida visa aumentar a segurança nas estradas e reduzir o número de acidentes causados por manobras imprudentes.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Ultrapassagem perigosa

A ampliação da definição de “ultrapassagem perigosa” incluirá qualquer manobra que desrespeite as normas de trânsito e coloque em risco a segurança viária e a integridade física das pessoas.

Com isso, o governo espera que os motoristas pensem duas vezes antes de realizar ultrapassagens arriscadas. Estudos mostram que penalidades severas, como multas elevadas e suspensões prolongadas, têm o potencial de diminuir infrações e comportamentos arriscados nas estradas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Suspensão da carteira

A proposta também inclui medidas rigorosas para reincidentes. Se um motorista cometer a mesma infração novamente dentro de um ano, a suspensão da CNH será ampliada para 24 meses.

Além disso, esses condutores ficarão impedidos de utilizar rodovias e estradas por pelo menos dois anos. Essa abordagem segue uma tendência global de endurecimento das leis de trânsito para melhorar a segurança viária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mortes no trânsito

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que países com políticas de trânsito rigorosas, incluindo multas pesadas e fiscalização intensa, apresentam uma redução significativa nas taxas de acidentes e mortes no trânsito.

A proposta brasileira busca seguir esse exemplo, aprimorando a segurança nas vias do país. A expectativa é que, com a nova lei, os motoristas adotem comportamentos mais responsáveis ao volante.

A introdução dessa nova lei de trânsito pode transformar radicalmente o comportamento dos motoristas, especialmente no que tange às ultrapassagens.

Uma forma eficaz de coibir práticas perigosas e garantir a segurança de todos os usuários das vias é aplicar penalidades mais severas.

O impacto potencial dessa proposta envolve não apenas a redução de acidentes, mas também a promoção de uma cultura de maior respeito às normas de trânsito.

Idosos tem direito a CNH de graça?

Sim, idosos têm direito à CNH gratuita em alguns estados do Brasil. A isenção das taxas de renovação da CNH é oferecida para pessoas com 60 anos ou mais, especialmente aquelas com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

Esse benefício visa aliviar o impacto financeiro da renovação do documento para a população idosa, promovendo maior mobilidade e independência.

As regras podem variar conforme o estado, então é importante verificar as condições específicas no Detran local.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.