Nova linha de metrô é exigida a Eduardo Paes no RJ pra salvar cariocas a partir de 2025

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

25/12/2024 13h55

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Eduardo Paes e metrô (Fotos: Reproduções / Globo / Canva)

Moradores pedem por nova linha de metrô no Rio de Janeiro

De fato, o metrô é indispensável na vida de milhares de brasileiros, que optam pelo transporte para se locomover pela cidade, seja pelo preço acessível ou pelo tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, o sistema do Rio de Janeiro conta com 41 estações com 54,4 quilômetros de extensão. Mas, isso não seria suficiente.

Isso porque, os moradores de Jacarepaguá pedem a inclusão de nova linha de metrô no plano metroviário do Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, 25, iremos mostrar todos os detalhe sobre a nova linha de metrô exigida para o Governo do Estado do Rio Janeiro, atualmente comandado por Eduardo Paes.

Mas, afinal, o que aconteceu?

A Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF) divulgou um abaixo-assinado que pede a inclusão da Linha Transversal de Metrô que ligaria a Estação Jardim Oceânico a Belford Roxo, no Plano Diretor Metroviário do Rio de Janeiro.

De acordo com informações do portal Agência Lume, a linha ligaria Belford Roxo ao Jardim Oceânico, caso fosse aprovada.

Desse modo, a proposta de nova linha passaria por 12 bairros no Rio de Janeiro. São eles:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Taquara;
  • Pechincha;
  • Freguesia;
  • Anil;
  • Jardim Clarice;
  • Rio das Pedras;
  • Muzema;
  • Barra da Tijuca.
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Eduardo Paes (Foto: Reprodução / Globo)

Moradores sem opção

Jacareguá tem a maior população da cidade do Rio de Janeiro. No ano de 2022, de acordo com o IBGE, eram cerca de 653 mil habitantes.

No entanto, mesmo com a alta demanda, os moradores da região não possuem uma estação de metrô no local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, Jacarepaguá está no Plano Metroviário do Rio de Janeiro. Desde 2017, a linha “Alvorada – Cocotá – está no plano de expansão do governo.

Desse modo, a proposta dos moradores para o Governo Federal é de que avalie a inclusão de novas linhas para ajudar a fortalecer a rede metroviária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

AMAF

Além disso, a AMAF reforça a importância de uma estação de metrô no local para ajudar a população regional.

‘”Imagine o impacto positivo que essa linha terá em nossa rotina diária, reduzindo o tempo de deslocamento, descongestionando o trânsito e promovendo uma mobilidade mais sustentável”, disse a associação.

Desse modo, em setembro de 2023 a AMAF enviou um ofício à Companhia de Transportes Sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro (Riotrilhos), pedindo a inclusão do trecho no planejamento.

Por fim, a Riotrilhos informou que o Plano Diretor Metroviário é um planejamento a longo prazo do sistema metroviário e possuí prioridades para novos trechos até 2045 e, normalmente, adota um período equivalente a 10 anos para a atualização de planos diretores.

Metrô (Foto: Canva)
Metrô (Foto: Canva)

Considerações finais

Em suma, moradores de Jacarepaguá pedem inclusão de nova linha de metrô no plano metroviário no Rio de janeiro.

Veja mais notícias envolvendo o metrô clicando aqui.

Quanto custa a passagem do metrô no Rio de Janeiro?

A Tarifa Social é uma medida criada pelo Governo do Estado, que reduziu o valor da passagem do Metrô de R$ 7,50 para R$ 5,00, para aqueles que tiverem o Bilhete Único intermunicipal (BUI) devidamente cadastrado, segundo o portal MetrôRio.

Ilustração metrô (Foto: Reprodução / Canva)
Ilustração metrô (Foto: Reprodução / Canva)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.