R$ 18 bilhões: Nova linha do metrô está chegando no coração de SP para salvar milhões do aperto

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

14/05/2024 7h00

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Nova estação de Metrô chega para salvar milhões de usuários do transporte público (Foto Reprodução/Montagem/Canva/G1)

Nova linha de Metrô está chegando para aliviar a rotina de milhares de cidadãos no coração de São Paulo

Quem mora e trabalha na cidade de São Paulo sabe muito bem que o Metrô é um meio de transporte essencial para se locomover de um ponto a outro, ainda mais para chegar ao local de trabalho e compromissos, de forma rápida.

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Ainda mais quando falamos em nos locomover da região metropolitana ao centro da capital mais movimentada do país.

E agora, mais do que nunca, uma nova estação está surgindo para facilitar ainda mais rotina de milhões de cidadãos e salvar do aperto.

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Em expansão

De acordo com o portal do Governo do Estado de São Paulo, ainda no dia 31 de janeiro de 2024, o governador Tarcísio de Freitas inspecionou as obras do trecho sul da construção da Linha-6 Laranja de metrô.

Fora isso, ele acompanhou a chegada da tuneladora Shield, conhecida como tatuzão, à futura estação PUC – Cardoso de Almeida.

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A inspeção também foi acompanhada pelo secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, deputados, autoridades estaduais e municipais e diretores e profissionais do grupo Acciona e do consórcio Linha Universidade (Linha Uni).

Distribuição e estações

A Linha 6-Laranja tem previsão de ter 15 estações e 15,3 km de extensão, ligando a região da Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, no centro da capital.

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A estação PUC-Cardoso de Almeida é o quinto ponto de parada do tatuzão no trecho sul.

O equipamento avançou aproximadamente 4,6 km, completando 49% das escavações da Linha 6-Laranja rumo à região central.

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O avanço permitiu 2.149 anéis de concreto utilizados no revestimento do túnel.

O tatuzão ainda vai passar por mais cinco futuras estações, sendo como a próxima, a FAAP-Pacaembu até chegar à parada final em São Joaquim.

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No total, a Linha 6-Laranja já conta com 6,7 km de túneis construídos com as tuneladoras norte e sul, com sete estações conectadas.

Há obras nas 15 estações, no Pátio Morro Grande e nos 18 poços de ventilação e saídas de emergência.

Até o momento, as escavações foram concluídas em nove estações e 2,2 km de túneis em método convencional.

De acordo com Tarcísio, a expectativa é que a Linha 6-Laranja entre em operação parcial ao longo de 2026.

A entrega total do novo ramal entre a Brasilândia e o centro da capital está prevista para abril de 2027.

Investimento de R$ 18 bilhões

Ainda de acordo com o portal, a Linha-6 Laranja é a maior obra de infraestrutura em execução na América Latina, com investimento de R$ 18 bilhões.

O novo ramal de metrô deve representar um bom adiantamento de tempo, uma vez que irá reduzir para 23 minutos o tempo do trajeto que, hoje, leva cerca de 90 minutos de ônibus.

O trecho será atendido por 22 trens e deverá transportar 630 mil passageiros por dia.

A ligação entre a Brasilândia e a estação São Joaquim vai passar pelas futuras estações:

  • Vila Cardoso;
  • Itaberaba-Hospital Vila Penteado;
  • João Paulo I;
  • Freguesia do Ó;
  • Santa Marina;
  • Água Branca;
  • Sesc/Pompeia;
  • Perdizes; PUC-Cardoso de Almeida;
  • FAAP-Pacaembu;
  • Higienópolis-Mackenzie;
  • 14 Bis e Bela Vista.

O projeto também prevê ampliação de sete quilômetros da Linha 6-Laranja, acrescentando outras seis estações:

  • Morro Grande;
  • Velha Campinas;
  • Aclimação;
  • Cambuci;
  • Vila Monumento;
  • São Carlos

Como será a integração da Linha 4 laranja do Metrô?

O trecho terá integração com as linhas 1-Azul e 4-Amarela de metrô e 7-Rubi e 8-Diamante de trens metropolitanos.

O empreendimento é executado por meio de uma parceria público-privada entre o Governo de São Paulo e o consórcio Linha Universidade (Linha Uni).

Após a conclusão, a operação da Linha 6-Laranja será feita pela concessionária pelo prazo de 19 anos.

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Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

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