Aviso hoje (11/09): Nova medida anunciada traz recurso salvador aos aposentados do INSS em setembro

INSS agora conta com recurso que garante mais transparência para aposentados e pensionistas; Veja como funciona, quem pode usar e como fazer isso
E um aviso publicado por meio do portal Agência Brasil traz um recurso salvador aos aposentados do INSS para este mês de setembro. Isso porque o Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) comunicou nesta semana uma novidade que promete dar mais clareza e segurança jurídica aos segurados da autarquia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se do Portal Consulta Jurisprudência, lançado na última terça-feira (9). Essa plataforma digital reúne, de forma pública, todas as decisões finais (acórdãos) emitidas pelas juntas de recursos e câmaras de julgamento do Conselho.
Na prática, aposentados, pensionistas e demais interessados poderão acompanhar como cada caso foi julgado e quais critérios serviram de base para a decisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona o novo portal?
Em suma, o recurso administrativo permite que o cidadão conteste decisões do INSS, como a negativa de um benefício.
Agora, com o portal, o processo ganha mais transparência. O sistema permite pesquisar decisões por:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- Tipo de processo;
- Período;
- Unidade julgadora;
- Objeto do recurso;
- Espécie de benefício;
- Até por palavra-chave.
Inclusive, entre os termos possíveis estão benefícios como pensão por morte, aposentadoria e auxílio por incapacidade temporária.
MAS ATENÇÃO! As consultas não expõem dados pessoais dos segurados, apenas revelam a linha de entendimento usada pelos julgadores. Isso deve facilitar a vida de quem prepara recursos e uniformizar as decisões em todo o país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem pode usar?
O acesso é aberto a qualquer interessado:
- Segurados;
- Advogados;
- Servidores públicos;
- Até mesmo estudiosos do tema previdenciário.
Para usar, basta:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Primeiramente, entre no portal Gov.br;
- Em seguida, informe o seu CPF e senha;
- Por fim, inicie sua busca.
Com essa medida, o CRPS busca reduzir divergências e oferecer mais segurança para os cidadãos que aguardam resposta de seus recursos.
Como apresentar recurso administrativo para liberação no INSS?
O lançamento do portal não altera o procedimento para entrar com recurso administrativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pedido continua 100% digital e o segurado tem 30 dias para contestar uma decisão após tomar conhecimento dela.
O processo pode ser aberto pelos canais oficiais:
- Central 135;
- Aplicativo Meu INSS;
- Site Meu INSS.
Na plataforma, basta digitar “Recurso” na busca, preencher o formulário online, anexar a documentação em formato PDF (máximo de 5 MB por arquivo, até 50 MB no total) e seguir as instruções.
No entanto, é bom ter ciência de que esse processo pode levar alguns meses até a decisão final, que será comunicada ao segurado. Durante esse período, o andamento pode ser acompanhado pelo Meu INSS.
Por fim, com o Portal Consulta Jurisprudência, o Ministério da Previdência Social dá mais um passo para fortalecer o direito de defesa dos segurados.
Ao mesmo tempo, reduz a insegurança de quem depende do INSS para garantir benefícios essenciais, como aposentadorias e pensões. Mas, para saber sobre outros recursos e benefícios aos aposentados, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.