Segurados devem ficar em alerta com a fila do INSS
Nesta quinta-feira, 21, traremos uma notícia preocupante que atinge milhões de brasileiros que dependem do INSS.
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Essa informação diz respeito ao crescimento excessivo da fila de espera do INSS, o que pode atrasar ainda mais a liberação e concessão de benefícios aos segurados.
Mas, afinal, o que aconteceu?
De acordo com informações do Valor Econômico e apurações do TV Foco, a fila do INSS atingiu a marca de 2,6 milhões em abril de 2025.
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Esse número representa um aumento de 92% em comparação ao mesmo período de 2024.
Esse volume representa o maior patamar desde o ano de 2019, de acordo com o boletim Transparência Previdenciária.
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Atrasos nas concessões do INSS
Além disso, o tempo média de espera também voltou a crescer, atingindo 52 dias em abril de 2024.
Desse total, cerca de 2,3 milhões de requerimentos ainda aguardam análise do INSS ou realização de perícia médica inicial.
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Outros 401,9 mil pedidos estão em exigência, o que significa que o processo está parado à espera de documentação complementar por parte do segurado para que o INSS possa concluir a análise.
Cenário em 2025
Nos primeiros meses de 2025, os dados mostram que a fila do INSS chegou a 2,7 milhões de pedidos em marços.
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De acordo com o Instituto, o aumento foi provocado por uma série de fatores, como:
- Greve dos servidores e peritos do INSS em 2024;
- Mudanças na legislação, como a exigência de biometria para acesso ao BPC (Benefício de Prestação Continuada), o que gerou acúmulo de pedidos;
- Aumento geral na quantia de solicitações de benefícios.
Benefícios
Por fim, em abril de 2025, o Instituto registrou 34.233.254 beneficiários ativos, totalizando R$ 72,68 bilhões em pagamentos realizados no mês.
O benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) foi o mais concedido em abril, somando 555 mil liberações.
Considerações finais
Em resumo, o INSS enfrenta uma crise operacional, com a maior fila de espera desde 2019, o que afeta diretamente milhões de brasileiros que dependem da Previdência Social.
Veja mais informações sobre o INSS clicando aqui.
Como falar diretamente com atendente do INSS?
Para falar com um atendente do Instituto, basta ligar no número 135. Mas, lembre-se, o instituto não liga ou envia e-mail para os segurados para pedir documentos, fotos, biometria, senhas bancárias ou informações pessoais.