Agora é oficial: Nova regra do INSS acaba de entrar em vigor e dá FIM em exigência para se aposentar

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

06/11/2023 17h27

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
Novidade e INSS - (Reprodução Internet)

Nova regra do instituto dá fim em exigência para se aposentar

O responsável pela aposentadoria e benefícios de muitos assegurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) eliminou importante regra para se aposentar, o que deve deixar beneficiários atentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O benefício que foi muito bem vindo para trabalhadores que sofriam acidente ou doença e ficavam impossibilitados de continuar atuando em tal função agora recebe fim de exigência antes obrigatória.

Os trabalhadores que estão incapacitados para o exercício de sua atividade por doença ou acidente, é referido como aposentadoria por invalidez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O amparo pela aposentadoria por invalidez agora é um processo menos burocrático, o INSS simplificou isso e agora, os interessados podem dar início ao pedido por meio de uma série de canais acessíveis.

QUAL A REFORMULAÇÃO DO INSS?

Segundo informações do site Rede Jornal Contábil, inicialmente, o solicitante deve fazer uso da plataforma digital do INSS ou do aplicativo móvel, a inovação busca facilitar o acesso aos serviços.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Após entrar no sistema, é necessário selecionar “Novo requerimento” e, em sequência, localizar e escolher a opção correspondente à “Aposentadoria por invalidez”.

Além do meio digital, existe a alternativa de meio telefônico, discando o número 135, onde o cidadão pode tanto agendar a perícia quanto iniciar o requerimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim, para os que tem preferência é possível fazer todo processo presencialmente nas agências do INSS.

Para receber os benefícios é necessário além do laudo de perícia médica, contribuição de no mínimo 12 meses para o INSS e toda documentação obrigatória.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O valor da aposentadoria, atrelado ao piso salarial vigente, que atualmente se situa na casa de R$ 1.320 é de muita utilidade para trabalhadores incapacitados.

Essa reforma nos procedimentos por meio digital deixa claro o avanço na acessibilidade aos direitos previdenciários reforçando a missão do INSS de prover suporte aos cidadãos em momentos de vulnerabilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.