Nova regra de Lula substitui o RG em Salvador (BA): Veja como fazer

Nova lei do Governo Lula muda RG e impulsiona emissões do substituto; Veja como Salvador amplia estrutura para atendimento.
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Lei traz novo sistema de identificação e substitui o RG (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Hora do Benefício/Canva/Agência Brasil)

Nova lei do Governo Lula muda RG e impulsiona emissões do substituto; Veja como Salvador amplia estrutura para atendimento

Uma nova legislação em vigor no Governo Lula redefine o modelo de identificação civil no Brasil, substituindo de vez o modelo de RG que conhecemos desde 1983.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, com a implantação da Carteira de Identidade Nacional (CIN), esse modelo antigo será progressivamente substituído por um documento mais seguro, moderno e unificado.

Inclusive, em Salvador (BA), a adoção da nova carteira avança de forma expressiva:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

RG está sendo gradativamente substituído (Foto: Reprodução/Internet)

A medida busca padronizar os documentos de identidade em todo o território nacional, adotando o número do CPF como identificador único e válido em todos os estados.

Sendo assim, a fim de sanar as dúvidas de quem ainda não sabe como essa mudança está sendo executada, a equipe do TV Foco, com base em informações do BNews, traz abaixo tudo que os soteropolitanos devem saber.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estrutura reforçada em Salvador e interior

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Administração (Saeb), estruturou a Rede SAC para viabilizar a entrega do novo documento em 87 unidades fixas, distribuídas em 74 municípios.

Três carretas do SAC Móvel também percorrem o estado para ampliar o alcance do serviço, sobretudo em regiões mais remotas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, pelo menos em Salvador, os postos localizados nos quatro principais shoppings da capital operam com horário estendido, até as 21h, para atender à alta demanda da população.

SAC Móvel em Salvador (Foto Reprodução/RH Bahia)

Já no interior do estado:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como funciona a emissão da CIN?

A primeira via da CIN é gratuita.

O atendimento é feito somente com agendamento prévio, que pode ser realizado por meio das seguintes opções:

CIN é o novo documento dos brasileiros (Foto: Reprodução/ Internet)

Mas, para emitir o documento, o cidadão deve apresentar:

O que muda com a nova carteira?

Em síntese, a CIN adota o CPF como número único de identificação, o que reduz inconsistências nos cadastros públicos e privados e combate fraudes.

O documento permite, ainda, a inclusão de outras informações importantes:

A CIN também está disponível em versão digital no aplicativo GOV.BR, que pode ser acessada três dias após a impressão do documento físico.

Um QR Code impresso na carteira permite a checagem de autenticidade e verificação rápida dos dados.

MAS ATENÇÃO! A validade da CIN é determinada pela idade do cidadão:

Projeto CIN nas escolas

Além dos postos fixos, o governo estadual implementou o projeto CIN nas Escolas, por meio da equipe do SAC Itinerante.

A iniciativa já atendeu cerca de 7 mil estudantes e membros da comunidade escolar em 12 unidades da rede pública, tanto na capital quanto no interior.

Inclusive, essa proposta leva o serviço diretamente às escolas e estimula o acesso de jovens à documentação civil atualizada.

Qual é o prazo para substituir o RG pelo CIN?

O antigo RG poderá ser utilizado até fevereiro de 2032, prazo limite para a substituição pela nova Carteira de Identidade Nacional.

Até lá, os cidadãos podem optar pela emissão da CIN ao renovar seus documentos ou em caso de necessidade de atualização cadastral.

Conclusão:

Em suma, a nova Carteira de Identidade Nacional representa um passo decisivo rumo à modernização dos documentos civis no Brasil.

Com o CPF como identificador único, a medida fortalece o controle estatal, reduz fraudes e amplia a inclusão.

Por fim, a Bahia, ao ultrapassar 1 milhão de emissões, se posiciona como referência nacional nesse processo.

Mas, para saber sobre mais informações a respeito das leis de trânsito, entre outras, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile