Nova revisão aprovada pelo INSS chega para salvar beneficiários em 2025

Novo programa de revisão aprovado no INSS vai salvar a vida de milhares de segurados da Previdência Social. Confira todos os detalhes
O Senado aprovou um novo programa de revisão que promete salvar a vida dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Trata-se do Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB), previsto na Medida Provisória 1296/25 cravada pelo governo federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta, que segue para sanção do presidente Lula (PT), visa acelerar a revisão de benefícios no INSS, garantindo mais agilidade e justiça para os segurados. Além disso, a expectativa é reduzir a longa fila de espera que afeta milhões de brasileiros que dependem da Previdência Social.
Como funciona a nova revisão?
De acordo com o INSS, o programa vai atuar na reavaliação e revisão de benefícios previdenciários e assistenciais. O programa incluirá os processos que ultrapassaram 45 dias de prazo para análise e também os que já passaram do prazo judicial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro ponto importante é a realização de avaliações sociais que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), assegurando maior atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Perícias médicas com prioridade no INSS
O novo programa prevê a realização de perícias médicas em locais onde o serviço não está disponível de forma regular. Além disso, o programa atenderá com prioridade as unidades em que o agendamento demora mais de 30 dias, além dos casos que aguardam cumprimento de decisão judicial.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Os peritos poderão realizar essas perícias em horários especiais, após as 18h em dias úteis, e também em finais de semana e feriados. Dessa forma, sempre sem comprometer o funcionamento regular das agências da Previdência Social.
Quem poderá participar do programa?
Para garantir a execução das atividades, o programa contará com a adesão voluntária de servidores. Eles terão direito a receber um bônus extra por cada processo analisado ou perícia realizada além da jornada normal de trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os valores definidos são de R$ 68,00 para os servidores da Carreira do Seguro Social e de R$ 75,00 para peritos médicos federais, supervisores médico-periciais e peritos médicos da Previdência Social.
Ademais, vale ressaltar que a ordem de análise dos processos e a forma de realização das perícias acabará sendo definida em ato conjunto do Ministério da Previdência Social, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e da Casa Civil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prazo de vigência do programa
De acordo com o INSS, o Programa de Gerenciamento de Benefícios terá duração inicial de 12 meses. Existe a possibilidade de prorrogação por mais um período, mas a vigência total não poderá ultrapassar o dia 31 de dezembro de 2026.
Por fim, CLIQUE AQUI e veja todas as notícias sobre o INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br