Pode ser o seu: Nova suspensão do INSS é comunicada por denúncia grave em banco

INSS informa nova suspensão por denúncia grave em banco. Veja todos os detalhes
Recentemente o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cancelou a autorização de 8 instituições financeiras para realizar operações de crédito consignado usando os benefícios da Previdência Social. Hoje, 12 de agosto, uma nova suspensão chegou com tudo por causa de denúncia grave em banco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, a Agibank, instituição financeira responsável pelo pagamento de aposentadorias e pensões, teve o contrato suspenso com o INSS. De acordo com o órgão da Previdência Social, a medida se deu após a apuração de graves violações em contratos cravados pelo banco.
Conforme divulgado pelo portal Metrópoles, segundo a denúncia encaminhada ao INSS, a instituição financeira teria descumprido o contrato ao criar obstáculos para o registro de reclamações e convocar beneficiários a comparecerem às agências para devolver valores descontados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que aconteceu?
O Agibank está sendo acusado de adotar práticas que dificultariam o contato de beneficiários do INSS com os canais oficiais de atendimento. De acordo com a denúncia, ao instalar o aplicativo da instituição no celular, as chamadas para a Central 135 eram desviadas automaticamente para o próprio app do banco.
Isso, segundo o INSS, impedia que os segurados buscassem informações sobre seus benefícios, formalizassem reclamações ou tratassem de ressarcimento de valores cobrados de forma indevida. Além disso, o órgão constatou situações em que o Agibank negou, sem motivo válido, pedidos de portabilidade e reteve recursos de maneira irregular.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Outra conduta considerada problemática foi a convocação de clientes para comparecer presencialmente às agências do banco. A justificativa apresentada seria resolver questões ligadas a descontos de entidades associativas e “devolver” valores, o que, para o órgão, mascarava outras intenções.
De acordo com a Previdência, essas atitudes são graves e comprometem a relação de confiança com os segurados, já que o banco teria acesso prévio à intenção do usuário de contatar o INSS e interferiria nesse processo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como consultar a situação da aposentadoria?
Você pode consultar o status do seu benefício por meio do portal Meu INSS ou pelo telefone 135. O sistema informa se houve bloqueio, suspensão ou cancelamento, além dos motivos relacionados. Além disso, aposentados devem acompanhar a situação regularmente para identificar qualquer problema a tempo.
Como pedir ressarcimento no INSS?
- Abra o aplicativo do “Meu INSS” e faça o login na conta cadastrada no portal Gov.br;
- Na tela inicial, procure a opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas”;
- Aguarde a abertura da tela com as informações;
- Insira dados e envie as informações.
Por fim, veja: Aposentadoria sem depender da idade mínima? Veja 3 benefícios do INSS que tornam isso possível em 2025
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br